Pesquisa

Campanha Amigos na Demência em São Miguel

Alzheimer Portugal
Sessão de Informação sobre Demência: 16 de outubro, das 11h às 12h | Sessões de Capacitação para Embaixadores Voluntários: 17 de outubro, quinta-feira e 19 de outubro, sábado
Autor Tatiana Nunes 
Data 09-10-2019 

Campanha Amigos na Demência em São Miguel


A Alzheimer Portugal, em parceria com a Sonae Sierra, realiza 3 eventos no Parque Atlântico Shopping, nos dias 16, 17 e 19 de outubro de 2019, integrados na Campanha Amigos na Demência, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República:

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do site: www.amigosnademencia.org --» secção “Eventos”



SESSÃO DE INFORMAÇÃO 


16 de outubro |   11h-12h  |  Parque Atlântico Shopping, Pizza Hut

As Sessões de Informação Amigos na Demência são uma forma interativa e dinâmica de aprender um pouco mais sobre a demência e compreender como é que a demência afeta as pessoas. 

Dinamizada por um Embaixador Voluntário, cada sessão tem a duração aproximada de 1 hora.

Através de atividades e debates, são abordadas 5 mensagens chave que todas as pessoas deveriam saber sobre a demência:
  • A demência não faz parte do envelhecimento normal.
  • A demência é causada por doenças do cérebro.
  • A demência não se resume à perda de memória.
  • É possível viver melhor com demência.
  • A pessoa é muito mais do que a demência.

Qualquer pessoa pode participar na Sessão para aprender um pouco mais sobre Demência. As Sessões de Informação não são Ações de Formação ou Workshops. São abordadas as 5 mensagens e no final destas sessões, o Embaixador solicita aos participantes que se comprometam a realizar uma ação, tornando-se assim Amigos na Demência e sendo contabilizados no contador global do website www.amigosnademencia.org.


SESSÕES DE CAPACITAÇÃO PARA EMBAIXADORES 


17 de outubro | Quinta - Feira | 9h30 – 17h30   |  Parque Atlântico Shopping, Sala de Reuniões
19 de outubro | Sábado | 09h30 – 17h30   |  Parque Atlântico Shopping, Sala de Reuniões

Um Embaixador é um voluntário  que recebe formação da Alzheimer Portugal para dinamizar Sessões de Informação estruturadas sobre a demência, com um guião e materiais próprios.  Um Embaixador Amigos na Demência tem como missão ajudar a inspirar outros a aprender um pouco mais sobre a demência e a comprometerem se ativamente na melhoria do dia a dia das Pessoas com Demência.

Para se tornar Embaixador é obrigatória a frequência da formação completa de um dia. No decorrer da formação, os candidatos a Embaixadores serão avaliados e a sua aprovação enquanto Embaixadores será confirmada posteriormente pela Equipa Amigos na Demência. 

Objetivo Geral da Atividade Formativa: Capacitar os formandos para o desempenho do seu papel enquanto Embaixadores Amigos na Demência e para a realização de Sessões de Informação Amigos na Demência.

Conteúdos Programáticos:
Campanha Amigos na Demência
O Papel do Embaixador Amigos na Demência
Código de Conduta do Embaixador Amigos na Demência
Como dinamizar uma Sessão de Informação Amigos na Demência
Competências para uma Apresentação Eficaz
Planeamento das Sessões de Informação Amigos na Demência
Modo de funcionamento da Área de Embaixador no website www.amigosnademencia.org

A Campanha Amigos na Demência é uma iniciativa da Alzheimer Portugal (adaptação na campanha original Dementia Friends da Alzheimer’s Society do Reino Unido). É a maior iniciativa de sempre lançada com o objetivo de mudar a perceção da sociedade e reduzir o estigma. Pretende-se mudar a forma como o país pensa, age e fala sobre a Demência e convidar todos os cidadãos a comprometerem-se ativamente na melhoria do dia a dia das pessoas com demência.

O estigma e a falta de conhecimento levam muitas Pessoas com Demência ao isolamento e à exclusão social, pelo que a Campanha espera conseguir alterar esta realidade, criando uma sociedade mais amiga das Pessoas com Demência.

Com esta campanha, a Associação pretende dar resposta aos mais recentes apelos internacionais para que se desenvolvam iniciativas que contribuam para sociedades amigas das pessoas com demência. O “Plano de Ação Global de Resposta da Saúde Pública à Demência 2017-2025” da Organização Mundial da Saúde contém sete linhas de ação, sendo que a segunda linha de ação trata da consciencialização sobre a demência e “friendliness”. 



O que é um Amigo na Demência?

Um Amigo na Demência é aquele que aprende um pouco mais sobre como é viver com demência e depois transforma essa aprendizagem numa ação (que pode ser pequena ou grande, no alcance, complexidade ou recursos) em favor das pessoas com demência. Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode ser Amigo na Demência. 
Para se tornar Amigo na Demência basta:
  •   Participar numa Sessão de Informação, ou
  •   Completar o registo no site (visualiza o vídeo e preenche o formulário de compromisso)


O que é a Demência?

A palavra demência é utilizada para descrever um grupo alargado de sintomas, que podem incluir a perda de memória, dificuldades de raciocínio e de resolução de problemas, assim como alterações da linguagem, do humor ou do comportamento. Estas mudanças são pequenas ao início, mas com o tempo tornam-se suficientemente graves para afetar o dia a dia da pessoa com demência.

A demência é causada por doenças do cérebro. A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, constituindo cerca de 60% a 70% de todos os casos. Existem outras formas de demência, como a Demência Vascular, a Demência de Corpos de Lewy, a Demência Frontotemporal e muitas mais.


Sobre a Alzheimer Portugal

Fundada em 1988, a Alzheimer Portugal é uma organização de âmbito nacional, especificamente constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com Demência e dos seus familiares e cuidadores, tendo como visão uma sociedade que integre as Pessoas com Demência e reconheça os seus Direitos. Pode consultar o site da associação em www.alzheimerportugal.org.


Para mais informações: 

Equipa Amigos na Demência
amigosnademencia@alzheimerportugal.org
Tel: 213 610 460