Pesquisa

Alzheimer.M@ior - passo a passo

Alzheimer Portugal
Fique a par de todas as atividades realizadas pelo Gabinete alzheimer.m@ior
Autor Tatiana Nunes 
Data 13-02-2014 
É com satisfação que o gabinete Alzheimer M@ior transforma a sua exposição fotográfica «Olhares sobre a Demência» numa exposição itinerante. No próximo mês de Março estará patente no Centro Cultural de Arronches e no mês de Abril (ainda em data e local a confirmar) seguirá para o concelho de Elvas. A arte assume-se como um importante instrumento de reflexão e é por isso que vamos dar este caracter itinerante, vivo e participativo à nossa Exposição.

Dia 28 de Janeiro teve lugar a sessão de sensibilização sobre a problemática das demências e o papel do gabinete Alzhiemer.M@ior, no Centro Comunitário de Campo Maior para as alunas dos ateliers deste mesmo espaço. Esta ação deu lugar ao alargamento do projeto oficina da memória que, assim sendo irá acontecer no Centro Comunitário e na Academia de Aprendizagem e Cultura de Campo Maior, com periodicidade quinzenal.

Foi no passado dia 5 de Fevereiro que realizámos o 2º. Encontro de Cuidadores Alzheimer.M@ior que proporcionou a todos os presentes importantes momentos de reflexão e partilha de experiências...Houve também lugar para abordar a importância da História de Vida e como a mesma pode ser a "chave" para perceber a maior parte dos comportamentos da pessoa com doença de Alzheimer.

O gabinete alzheimer.m@ior, no dia 6 de Fevereiro, esteve presente na "Feria de los Mayores", em Badajoz. Fomos conhecer diferentes instituições que trabalham na área da 3ª idade e sobretudo a Associação AFAEX (Asociación de Familiares de Enfermos de Alzheimer), com delegação em Badajoz. Assistimos a várias mostras artísticas levadas a cabo pelos «mayores», desde a dança, à música, a ateliers de maquilhagem, trabalhos manuais, entre tantos outros.
Trocámos experiências e percecionámos como o nosso país vizinho vive a experiência da terceira idade.

Orgulhamo-nos ainda do trabalho que está a ser desenvolvido pelas nossas três voluntárias do gabinete que muito têm contribuído para chegarmos mais longe ao nível das atividades de animação e reabilitação.

De sublinhar ainda que as ações de visitas ao domicílio dos utentes com demência e de apoio psicológico continuam a ser uma das intervenções privilegiadas do gabinete.


Gabinete alzheimer.m@ior