Pesquisa

«A Kelembra Esqueceu» em Almeirim

Núcleo do Ribatejo
Núcleo do Ribatejo desenvolve o Projeto «A Kelembra Esqueceu» com Agrupamento de Escolas de Almeirim.
Autor Tatiana Nunes 
Data 13-02-2014 
À semelhança do que aconteceu o ano que passou, O Núcleo do Ribatejo encontra-se a realizar o Projeto «A Kelembra Esqueceu», este ano com 2 turmas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Almeirim.

Um projeto que abrange cerca de 43 alunos, junto dos quais se fará chegar a mensagem da importância da ajuda ao próximo, a importância da família e da necessidade de compreensão e ajuda aos mais velhos.

Uma série de sessões serão realizadas na própria escola pelas Técnicas do Núcleo do Ribatejo, sessões estas previamente planeadas com intervenções lúdicas e pedagógicas. No final das sessões, o projeto culmina com uma sessão de encerramento através de uma representação teatral.

Em 2014, quisémos alargar os parceiros desta iniciativa, pelo que lançámos o desafio à Universidade Sénior de Almeirim, que prontamente acedeu. Assim, a Universidade Sénior colabora com a intervenção na representação teatral das personagens seniores, com os adereços, com a criação de letras de músicas a partir da história do nosso livro, músicas estas cantadas pelos seniores durante a sessão final.

Este projeto torna-se uma experiencia enriquecedora pela interligação geracional que promove num problema que afeta todos: os mais velhos - possíveis afetados pela doença - e ao mais novos - possíveis cuidadores, no futuro. Este projeto tem sido possível com o apoio inestimável da Câmara Municipal de Almeirim.