Pesquisa

Despertar os Neurónios - Projecto Crowdfunding

Delegação da Madeira
«Despertar os Neurónios» é um projeto da Delegação da Madeira da Alzheimer Portugal apoiado pelo BES Crowdfunding! Contribua com um donativo a partir de 1€.
Autor Tatiana Nunes 
Data 01-04-2014 

Projeto «Despertar os Neurónios»

Consulte aqui a página do projecto


Com este projecto a Delegação da Madeira da Alzheimer Portugal pretende adquirir novos materiais para o programa de Estimulação Cognitiva para pessoas com Alzheimer.

A Doença de Alzheimer é uma doença que afecta o cérebro e que de forma gradual e progressiva destrói as células cerebrais e tem como consequência a perda das capacidades cognitivas, tais como a memória, a linguagem, a atenção, resolução de problemas, entre outros. À medida que a doença evolui, a pessoa vai perdendo a sua autonomia pessoal e passa a depender de terceiros.

Apesar de não haver cura, a estimulação cognitiva e a actividade física são formas de desacelerar a doença e ajudam a pessoa a preservar durante o maior tempo possível a sua autonomia, conforto e dignidade.

Jogos, puzzles, histórias, quebra-cabeças, entre outros, são exemplos de materiais que utilizamos com os nossos utentes, que ajudam a estimular suas capacidades e promovem um sentimento de bem-estar.

Com os puzzles conseguimos estimular capacidades tais como a resolução de problemas, visualização e coordenação motora. É importante, no entanto, que os temas dos puzzles sejam do interesse do utente e que estes tenham a dimensão adequada às suas capacidades.

Com os jogos, pretende-se estimular capacidades tais como resolução de problemas e estratégia, memória, entre outras. Para além disto, tem a particularidade de promover a socialização com outras pessoas.

Já com os textos/livros, pretende-se promover a leitura e memória. Promove também a comunicação com os outros, para além do facto dos textos poderem ter algum significado especial para a pessoa que o lê.

Na nossa delegação realizamos estimulação, contudo os nossos recursos são escassos e deparamo-nos com muitas dificuldades em conseguir novos materiais. Por isso, pedimos a sua colaboração para a aquisição de materiais que potencializem a nossa intervenção e que vão de encontro às muitas necessidades dos nossos utentes, que como qualquer outra pessoa precisam de se sentir incluídas e ocupadas, ao invés de se sentirem excluídas; necessitam de conforto, amor e de sentirem vinculadas, não descurando nunca a sua identidade. Por isso, contamos consigo para tentarmos melhorar a vida destas pessoas. Ajude-nos a ajudar estas pessoas a manter os neurónios «despertos» o mais tempo possível. Ajude-nos a adquirir os materiais!