Pesquisa

Ação de sensibilização em Elvas

Eventos Externos
O Gabinete Alzheimer.M@ior promoveu, no passado dia 8 de Abril, em Elvas, uma ação de sensibilização sobre a «Problemática da Demência e o papel do Gabinete Alzheimer.M@ior».
Autor Tatiana Nunes 
Data 10-04-2014 
De acordo com as responsáveis pelo Gabinete «Esta tarde de reflexão e de sensibilização foi possível pelo contributo de todos os oradores mas muito em especial por todos os que constituí­ram a nossa plateia, cuidadores, pessoas com demência e profissionais das diferentes instituições que trabalham na área de abrangência do gabinete. Contámos com a presença da Dra. Raquel Guerra, responsável pelo Projeto de Apoio Social e Comunitário à terceira idade do Município de Elvas; com o Professor Dr. Raúl Cordeiro em representação do Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde; com a Professora Dra. Ana Isabel Silva também em representação do Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação e com Ana Paula Ribeiro, na qualidade de cuidadora informal.»

Refletiu-se nesta sessão acerca das necessidades dos cuidadores e pessoas com demência do concelho de Elvas. As técnicas do gabinete apresentaram as principais ações desenvolvidas em prol dos cuidadores, das pessoas com demência e da comunidade em geral.

A Professora Dra. Ana Isabel Silva falou sobre o padrão demográfico atual e a prevalência da doença de alzheimer e o Professor Dr. Raúl Cordeiro sobre a importância da investigação para melhor compreender a realidade da demência, apresentando concretamente o Projeto «Em campus pela memória», projeto de investigação da responsabilidade do gabinete alzheimer.m@ior e do Instituto Politécnico de Portalegre que tem como objetivo, numa primeira fase, fazer um levantamento de dados de utentes com demência, cuidadores informais e cuidadores formais no concelho de Campo Maior.

A sessão terminou com o corajoso testemunho de uma cuidadora que falou sobre a sua experiência e sobre as lutas que tem travado para que haja uma maior proteção das pessoas com demência no concelho de Elvas.