Pesquisa

Café Memória celebra 1º Aniversário

Alzheimer Portugal
O Café Memória, iniciativa da Alzheimer Portugal e da Sonae Sierra, mobilizou num ano 400 participantes.
Autor Tatiana Nunes 
Data 05-04-2014 
A Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra estão a celebrar o primeiro ano de atividade do «Café Memória», uma iniciativa lançada em Abril do ano passado destinada a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos familiares e cuidadores. O objetivo reside na partilha de experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde e de ação social.

Desde o seu lançamento, o «Café Memória» já realizou 24 sessões, nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, nos restaurantes Portugália do Centro Colombo e do CascaiShopping, respetivamente. Mais recentemente, através da parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, foram criados dois novos «Café Memória» com sessões nos segundos e quartos sábados do mês, que têm lugar na Cafetaria do Museu de S. Roque e no Espaço Santa Casa, em Lisboa.

As sessões do «Café Memória» têm sido procuradas enquanto locais de partilha de experiências e de apoio junto de pessoas que acabam por sentir no seu dia-a-dia os efeitos do isolamento e do preconceito social face a estas questões.

Neste primeiro ano de atividade, o projeto mobilizou cerca de 400 participações, maioritariamente cuidadores e familiares de pessoas com demência e contou com a coordenação de uma equipa constituída por duas técnicas e o apoio de 30 voluntários que dedicaram perto de 700 horas ao projeto.

Contou ainda com a presença de 50 convidados, especialistas e pessoas interessadas na área das demências.

O lançamento do «Café Memória» em Portugal é uma iniciativa da Sonae Sierra e da Associação Alzheimer Portugal e conta com o apoio de diversos parceiros institucionais: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Montepio e Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

A criação do «Café Memória» insere-se num projeto mais vasto o «Cuidar Melhor», para apoio aos cuidadores de pessoas com demência, lançado igualmente pela Associação Alzheimer Portugal e pelos referidos parceiros institucionais. Para além destes, o «Cuidar Melhor» conta ainda com o apoio da Sonae Sierra e dos Municípios aderentes Cascais, Oeiras e Sintra, onde funcionam os Gabinetes de Apoio abertos à comunidade.

Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra, considera que «o nível de participação alcançado neste primeiro ano constitui um importante estímulo à continuidade e alargamento do âmbito da iniciativa». Para esta responsável, «trata-se de um tema que afeta a comunidade e para o qual é necessária uma sensibilização mais ativa e um apoio sistemático». Elsa Monteiro prossegue reafirmando a confiança de que «ainda este ano, poderão ser anunciadas novas parcerias para que o projeto chegue a outras regiões do país».

Para João António Carneiro da Silva, Presidente da Associação Alzheimer Portugal «Um ano após o lançamento do «Café Memória» em Portugal, não restam dúvidas de que esta é uma iniciativa importantíssima, tanto para os cuidadores, como para as pessoas com Demência. Cada vez mais se torna fundamental a existência de respostas locais, de proximidade com as pessoas e a resposta positiva que recebemos dos participantes demonstra-nos que vale a pena unir esforços para que mais zonas do país, para além de Lisboa e Cascais, tenham também o seu Café Memória. Para a Alzheimer Portugal, esta é mais uma conquista importante para a nossa causa, que não seria possível sem o apoio de todos os parceiros envolvidos".