Pesquisa

Boas Notícias

EUA: Descoberta proteína que rejuvenesce o cérebro

Notícias - Online
Um grupo de investigadores norte-americano rejuvenescer o cérebro e melhorar as capacidades cognitivas de pessoas com idade mais avançada, através da administração de GDF11.
Autor Tatiana Nunes 
Data 05-05-2014 
Trata-se de uma proteína capaz de manter o cérebro e os músculos fortes e saudáveis, e que circula em grandes concentrações no sangue, quando somos mais novos.

Levada a cabo no Harvard Stem Cell Institute, nos EUA, a investigação dá conta de um processo de rejuvenescimento ao nível do cérebro e dos músculos que fazem a ligação aos ossos, através da injeção de doses de GDF11 no organismo. Também conhecida como a 'proteína da juventude', esta é responsável por manter o cérebro e os músculos jovens, fortes e saudáveis.

Ao ser administrada no organismo de pessoas mais velhas, as capacidades destes órgãos voltam a ser recuperadas, o que pode, inclusive, vir a curar doenças como a do Alzheimer. Doug Melton, do departamento de Biologia Regenerativa e Células Estaminais de Harvard, diz que esta é "a descoberta mais emocionante a que alguma vez se assistiu no campo da ciência das células estaminais".

"São resultados que nos deviam dar, a todos, esperança para um futuro mais saudável", acrescenta o especialista em comunicado. As experiências foram feitas em laboratório, com ratinhos que, tal como nos humanos, apresentam uma concentração de GDF11 muito mais elevada quando estes são mais novos.

Fonte: Boas Notícias