Pesquisa

Diário Digital

Estrelas da música britânica unem-se para apoiar doentes com demência

Notícias - Online
Estrelas britânicas do mundo da música como Chris Martin, vocalista dos Coldplay, e as cantoras Lily Allen e Alesha Dixon uniram-se numa campanha de apoio a famílias, assistentes e doentes com demênci
Autor Tatiana Nunes 
Data 08-05-2014 
Um grupo de famosos britânicos, entre eles outros rostos conhecidos do mundo do desporto, do cinema e da televisão protagonizam um anúncio de televisão no qual pedem ao espectador para tornar-se «amigo da demência».

Sob este lema, que dá título à campanha da Associação Britânica de Alzheimer, pretendem impulsionar o voluntariado, a educação e o apoio para o crescente número de pessoas diagnosticadas com doenças mentais.

A iniciativa está motivada por um estudo que revela que uma em cada dez pessoas que cuidam de pacientes com demência vê-se obrigada a abandonar o seu emprego por essas responsabilidades, enquanto 12% têm que reajustar os seus horários no escritório.

Segundo o relatório elaborado pelo Centro de Pesquisa em Economia e Negócios a pedido da Associação de Alzheimer, isto faz com que as empresas britânicas percam quase 2 mil milhões de euros a cada ano.
No anúncio, os cantores aparecem acompanhados pelo jogador do Everton, Leighton Baines, o actor Ray Winstone e o apresentador e comediante Paul O'Grady, entre outros, interpretando a canção dos Beatles «With a Little Help From My Friends».

Os voluntários que se inscrevam no projecto como «amigos da demência» assistirão a três sessões gratuitas para aprender como detectar os sinais desta doença e oferecer apoio aos pacientes.
O ministro da Saúde britânico, Jeremy Hunt, opinou que «a demência não só é um problema de saúde, mas ataca o tecido da sociedade e pode representar uma importante perda nas famílias e amigos dos que se vêem afectados».

Fonte: Diário Digital