Pesquisa

Gabinete Alememória abre em Beja

Alzheimer Portugal
No dia 20 de Maio, pelas 18 horas, na Biblioteca José Saramago em Beja teve lugar a apresentação pública de lançamento do Gabinete Alememória.
Autor Tatiana Nunes 
Data 21-05-2014 
A Alzheimer Portugal esteve presente e foi representada pelo Dr. Mário Lopes, Tesoureiro da Direção.

Foi feita uma apresentação da Alzheimer Portugal onde se salientou a importância da criação e implementação de uma rede de apoio às pessoas com demência e aos seus cuidadores, por parte de pessoas individuais ou entidades que acreditem e promovam os mesmos princípios, valores e objetivos desta organização que, desde 1988, existe para promover a qualidade de vida destas pessoas.

A apresentação do gabinete e dos serviços que vai prestar coube a Ana Soeiro, a grande mentora deste projeto que ela diz ser um sonho já com 8 anos de existência e que agora torna realidade juntamente com as suas companheiras Paula e Angélica.

O gabinete existe ao abrigo de um protocolo de colaboração celebrado entre a Alzheimer Portugal e estas três voluntárias: Ana Soeiro, Assistente Social, Paula Colaço, Enfermeira, e Angélica Azedo, Psicóloga.

Vai funcionar num espaço muito simpático e acolhedor cedido gratuitamente pelo Instituto Politécnico de Beja. O espaço, situado na área do próprio Instituto, foi equipado graças a donativos de diversas pessoas e entidades.

O Gabinete Alémemória destina-se a apoiar pessoas com doença de Alzheimer ou outra forma de demência e os seus cuidadores.

O atendimento é às terças-feiras das 17h30 às 20h30 e nos dois primeiros sábados de cada mês, de acordo com a disponibilidade das três voluntárias que integram a equipa e que terão que conciliar as suas vidas profissionais e familiares com este projeto que abraçaram com todo o entusiasmo e determinação.

O Gabinete oferece ainda um conjunto de atividades, como apoio psicológico, grupos de ajuda mútua, estimulação cognitiva, sessões de relaxamento, expressão motora, expressão plástica e musicoterapia.

A sessão contou ainda com o testemunho muito sentido e impressionante da uma filha de um doente de Alzheimer, a que se seguiu um momento musical.

A Alzheimer Portugal congratula-se com a abertura de mais um gabinete de apoio às pessoas com demência e aos seus cuidadores. É mais um importante passo no sentido da promoção de respostas de proximidade, desta vez numa zona do país que se encontrava completamente a descoberto.