Pesquisa

Ação de Formação No Gardénias Living em Portimão

Alzheimer Portugal
A 22 e 23 de Maio realizou-se mais uma ação de formação organizada pela Alzheimer Portugal no Gardénias Living em Portimão.
Autor Tatiana Nunes 
Data 29-05-2014 
A ação teve como formandos dirigentes, técnicos e auxiliares e os conteúdos foram os seguintes: diagnóstico e tratamento, abordagem centrada na pessoa, comunicação e assertividade, estratégias para melhor bem estar, direitos das pessoas em situação de incapacidade e testamento vital.

Esta formação enquadra-se no protocolo celebrado entre a Alzheimer Portugal e a empresa Gardénias Living, tendo em vista a criação do Gabinete Alzheimer das Gardénias destinado a apoiar pessoas com demência e cuidadores, alargando-se assim a rede de apoio específico a estas pessoas tão desprovidas de acompanhamento nesta zona do país.

A equipa do Gardénias Living providenciou todas as questões logísticas e acolheu calorosamente e com muita qualidade as duas formadoras da Alzheimer Portugal - Ana Margarida Cavaleiro e Maria do Rosário Zincke dos Reis.

Foi muito gratificante verificar o interesse manifestado pelas dirigentes quer do Gardénias quer da empresa de apoio domiciliário We care, Teach, Learn sedeada em Loulé, igualmente parceira da Alzheimer Portugal e que se associou à iniciativa, reforçando a importância do trabalho em rede e da colaboração entre todos os que se preocupam e ocupam das pessoas com demência e dos seus cuidadores. Colocaram muitas questões, manifestaram grande sensibilidade e vontade de prestar serviços de, cada vez, maior qualidade.

Todos os participantes se mostraram muito motivados e sequiosos de saber mais e dominar ferramentas de bem cuidar.

Para a Alzheimer Portugal a formação é uma prioridade na medida em que é um instrumento muito eficaz de disseminar conhecimento e boas práticas, fazendo toda a diferença na qualidade dos serviços e cuidados que se prestam às pessoas com demência e aos seus cuidadores.