Pesquisa

Nova linha de apoio: 213 610 465

Alzheimer Portugal
A linha telefónica (213 610 465) funciona todos os dias úteis, das 10h00 às 13h e das 14h00 às 17h.
Autor Tatiana Nunes 
Data 17-06-2014 
A Alzheimer Portugal tem em funcionamento uma nova linha de apoio para cuidadores de pessoas com Demência, assim como para todos aqueles que desejem obter mais informações.

A linha telefónica (213 610 465) funciona todos os dias úteis, das 10h00 às 13h e das 14h00 às 17h.

A existência desta nova linha de apoio é possível graças ao cofinanciamento pelo Programa de Financiamento do INR, I. P. às ONG, para 2014, ao Projeto Informar +. Este projeto consiste na disponibilização de um serviço de atendimento telefónico nacional, inexistente até à data em Portugal, que visa dar resposta à necessidade de esclarecimentos não só de pessoas com Demência, cuidadores formais e informais, mas também da sociedade em geral. Trata-se de um serviço bastante inovador e de âmbito nacional que procura dar uma resposta com caráter imediato aos pedidos de informação de todos os que contactem esta linha de atendimento telefónico.

O seu objetivo principal é o de prestar informações e esclarecimentos imediatos sobre questões gerais relacionadas com a demência e sobre como lidar com as pessoas com demência.
Os seus objetivos específicos são aumentar os níveis de informação de todos os que procuram a linha de apoio informativo, efetuar uma triagem de necessidades com apoio psicológico em situação de crise quando necessário e encaminhamento das situações para o GAPS sempre que o pedido se prenda com a resposta dada por este gabinete.

Com esta linha de atendimento informativo telefónico pretende-se dar resposta a:
  • Pedidos de informação gerais sobre sintomatologia;
  • Pedidos de contatos de especialistas;
  • Pedidos de informação sobre como lidar com pessoas com Demência;
  • Pedidos de informação sobre os serviços disponibilizados pela Alzheimer Portugal a nível nacional;
  • Pedidos de informação sobre os serviços disponibilizados pelos parceiros da Alzheimer Portugal (todos os protocolos estabelecidos);
  • Resposta de apoio psicológico em situação de crise;
  • Encaminhamento para Gabinete de Apoio Psicossocial da Alzheimer Portugal

Espera-se um forte impacto para as pessoas com Demência ao nível da prestação de cuidados de forma mais adequada, pois visa a criação de uma resposta inovadora e acessível a todos, pensada para ter em conta a especificidade de cada situação. Este serviço permitirá que as pessoas obtenham resposta célere às suas necessidades imediatas de informação e apoio psicológico, e recolher dados importantes sobre a realidade nacional na área das Demências.

Com este projeto espera-se um forte impacto ao nível do aumento do número de pessoas informadas e sensibilizadas para a problemática das pessoas com Demência, para além da consciencialização da existência de uma resposta única a nível nacional que disponibiliza um apoio especializado e o esclarecimento imediato de dúvidas. Espera-se uma sociedade mais consciente e ativa na intervenção e luta contra o estigma na área das Demências.

INR
Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a
Projetos pelo INR, I. P.