Pesquisa

Projetos da Alzheimer Portugal apoiados pelo INR

Alzheimer Portugal
O INR aprovou o cofinanciamento dos três projetos apresentados pela Alzheimer Portugal para 2014.
Autor Tatiana Nunes 
Data 18-06-2014 
Promoção da Participação das Pessoas com Demência (Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P.)
O projeto "Promoção da Participação das Pessoas com Demência", de âmbito nacional, promove o acesso de pessoas com Demência a atividades de promoção e integração sócio cultural. Para isso, serão organizadas intervenções ao nível da intervenção não farmacológica. Este tratamento engloba um conjunto de intervenções que visam maximizar o funcionamento cognitivo da pessoa, bem como ajudá-la no processo de adaptação à doença, promovendo a ocupação e o envolvimento social e cultural e aumentando, deste modo, o bem-estar e a sua qualidade de vida e o consequente alívio dos cuidadores. São desenvolvidas atividades de âmbito terapêutico, profundamente orientadas por um sentido integrador na comunidade, como as atividades lúdico recreativas, desportivas, culturais, de integração social, tais como: atelier de pintura, atividades em meio aquático, passeios no meio envolvente e na comunidade, atividades de estimulação, visitas a museus, entre outras atividades sociais e culturais que serão organizadas de acordo com as capacidades, aptidões e interesses de cada utente, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e qualidade de vida. Paralelamente serão realizadas sessões de grupos de suporte/apoio psicológico com vista ao acompanhamento dos cuidadores, uma vez que cuidar de uma pessoa com Demência implica um grande desgaste físico e emocional.

Informar + (Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P.)
O Projeto Informar +, consiste na disponibilização de um serviço de atendimento telefónico nacional, inexistente até à data em Portugal, que visa dar resposta à necessidade de esclarecimentos não só de pessoas com Demência, cuidadores formais e informais, mas também da sociedade em geral. Trata-se de um serviço bastante inovador e de âmbito nacional que procura dar uma resposta com caráter imediato aos pedidos de informação de todos os que contactem esta linha de atendimento telefónico.

A linha telefónica (213 610 465) funciona todos os dias úteis, das 10h00 às 13h e das 14h00 às 17h.

Memo e Kelembra nas Escolas (Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P.)
O projeto «Memo e Kelembra nas Escolas» tem como principal objetivo aumentar o nível de literacia na área das demências, junto das crianças do 1.º e 2º ciclo do ensino básico. Sendo que o principal fator de risco das demências é o envelhecimento e que a sua prevalência aumenta consideravelmente com a idade, entre as pessoas com demência contam-se muitos avós a precisar de netos que os compreendam e que os ajudem a promover a sua autonomia e o seu bem-estar.

Pretende-se realizar sessões de dramatização e informação, tendo como suporte base o livro bilingue «O Pequeno Elefante Memo», propriedade da Alzheimer Portugal. Cada sessão será composta por um momento de dramatização com a participação dos alunos e professores, seguindo-se uma sessão informativa onde se pretende abordar as várias vertentes ligadas à área das demências, tais como o que são as demências e a importância do relacionamento intergeracional. Para a concretização destas sessões, serão impressos 5000 exemplares do referido livro para distribuição nas escolas. Espera-se que no final do projeto tenham participado cerca de 2700 crianças a nível nacional, contribuindo assim para o aumento dos conhecimentos sobre as demências junto das camadas mais jovens.

Este projeto torna-se bastante inovador pois pretende chegar junto de várias camadas da população mais jovem (6 aos 12 anos).