Pesquisa

A Kelembra Esqueceu

Delegação Norte
A Delegação Norte da Alzheimer Portugal desenvolveu o Projeto «A Kelembra Esqueceu» com Agrupamento de Escolas de Lavra, Matosinhos
Autor Tatiana Nunes 
Data 24-06-2014 
A Delegação Norte da Alzheimer Portugal implementou novamente o Projeto «A Kelembra Esqueceu», este ano, com 4 turmas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Lavra.

O projeto consiste na realização de alguns jogos alusivos à memória e que culmina com a leitura do livro infantil «O Pequeno Elefante Memo», edição da Alzheimer Portugal, como forma de ajudar as crianças a compreender a Doença de Alzheimer.

O projeto decorreu nas 3 escolas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Lavra, abrangendo 90 alunos do 3º ano de escolaridade, junto dos quais se fez chegar a mensagem da importância da ajuda ao próximo, a importância da família e da necessidade de compreensão e ajuda aos mais velhos.

Esta iniciativa, principiada em 2009 pela Delegação Norte da Alzheimer Portugal, tem como principal objetivo a sensibilização dos mais novos de forma pedagógica e lúdica, para o processo de envelhecimento e demência.

A Delegação Norte agradece a colaboração das escolas de Angeiras, Cabanelas e Agudela, bem como aos professores e alunos pela boa disposição e amabilidade com que nos receberam e como aceitaram tão bem este nosso projecto de sensibilizar as crianças para a problemática da perda de memória e em especial a Doença de Alzheimer.

Acreditamos que desta forma conseguimos contribuir para quebrar o estigma associado à demência, chegando de forma lúdica aos mais novos, e esperamos continuar com este projecto no próximo ano lectivo.