Pesquisa

28ª Reunião do GEECD

Eventos Externos
Nos dias 27 e 28 de Junho realizou-se, a 28ª Reunião do Grupo de Estudos criado em 1986 pelo Professor Carlos Garcia.
Autor Tatiana Nunes 
Data 02-07-2014 
Com um programa especialmente dedicado à investigação e ao diagnóstico (escalas e testes na demência, biomarcadores), esta Reunião contou com uma participação, bastante activa, de muitos estudantes e estudiosos que aqui apresentaram, oralmente ou em posters, os seus trabalhos.

De realçar o lançamento da 3ª Edição do livro «Escalas e Testes na Demência», da responsabilidade do Professor Mário Simões e da Professora Isabel Santana.

A Conferência «Carlos Garcia» que sempre acontece nesta Reunião, coube ao Professor Alexandre Quintanilha, Presidente da Comissão de Ética para a Investigação Científica. O tema escolhido, apresentado com grande originalidade e sentido de humor, foi «What do we mean by prevention, therapy or enhacement in ageing».

A Alzheimer Portugal marcou presença nesta Reunião, onde, através de Maria do Rosário Zincke dos Reis, desenvolveu o tema do consentimento informado nas pessoas em situação de incapacidade, com especial enfoque para os estudos clínicos e para a recente Lei nº 21/2014 de 16.04 (Regime da realização de estudos clínicos com medicamentos de uso humano e dispositivos médicos).

Este tema gerou vivo debate na medida em a Lei impõe vários constrangimentos ao desenvolvimento de estudos clínicos em pessoas incapazes de prestar consentimento informado.

Por fim, o Plano Nacional para as demências não foi esquecido e foi-lhe dedicado um painel - «Plano Nacional para as Demências, em que ponto estamos?», moderado pelo Presidente da Comissão Científica da Alzheimer Portugal, Dr. Celso Pontes, com a participação do Dr. António Leuschner, do Dr. Álvaro de Carvalho, do Presidente da Alzheimer Portugal, Engº João Carneiro da Silva e da Maria do Rosário Zincke dos Reis.

O Dr. Álvaro de Carvalho anunciou que, ainda este ano, haverá reunião de peritos sobre este tema, com a participação de representantes do Governo do Reino Unido, o qual contactou o Governo Português na sequência do trabalho de sensibilização dos diversos governos nacionais para o reconhecimento das demências como prioridade de saúde pública, lançado na Cimeira dos G8 «Global Action Against Dementia», que teve lugar em Londres a 11 de Dezembro de 2013.

Foi com muita satisfação que a Alzheimer Portugal constatou o crescente interesse que as doenças neurodegenerativas têm vindo a merecer por parte dos especialistas, alguns muito jovens, que se dedicam à investigação nas áreas da descoberta das causas, da prevenção, do diagnóstico, da avaliação, bem como do tratamento destas patologias.

Espetáculo Solidário em Aveiro

Espetáculo a favor do Núcleo de Aveiro da Alzheimer Portugal

Por iniciativa da Dra. Beatriz Santiago, Presidente do GEECD, teve lugar no Centro de Congressos da Cidade de Aveiro, no dia 27 de Junho, o espetáculo solidário a favor do Núcleo de Aveiro da Alzheimer Portugal.

Este Núcleo existe mediante protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro que disponibiliza gabinete e o trabalho de duas técnicas que asseguram apoio e intervenção junto de pessoas com demência e seus familiares, no distrito de Aveiro.

Atuaram pro bono a Orquestra Típica de Águeda e a Tuna Universitária de Aveiro. Foram duas actuações fantásticas, de enorme qualidade, que proporcionaram uma noite muito animada a todos, e foram muitos, os que acorreram àquele Centro de Congressos, associando-se à iniciativa.