Pesquisa

Alzheimer Portugal e DLV BBDO Milan lançam «Primeiro Encontro»

Alzheimer Portugal
Sonha ter um primeiro encontro como o de Corinne e Paul? Se não, aproveite ao máximo o seu próximo encontro com aqueles que ama.
Autor Tatiana Nunes 
Data 27-04-2016 
Sonha ter um primeiro encontro como o de Corinne e Paul? Se não, aproveite ao máximo o seu próximo encontro com aqueles que ama.

 

- Campanha da DLV BBDO Milan para a Alzheimer Portugal
- «Primeiro Encontro» retrata os sentimentos pelos quais passam os cuidadores de pessoas com demência quando o seu familiar já não os reconhece.


O vídeo "O Primeiro Encontro" é o resultado de um trabalho conjunto entre a agência internacional BBDO e Associação Alzheimer Portugal. Um vídeo que pretende alertar a população de todo o mundo para a forma mais comum de demência, a doença de Alzheimer, ainda demasiado subestimada em comparação com o crescimento exponencial da sua prevalência à escala global.

A Alzheimer Portugal, enquanto única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída para promover a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares e cuidadores, aceitou com entusiasmo a oferta da DLV BBDO Milan, abraçando o desafio de criar uma campanha focada nos cuidadores das pessoas com doença de Alzheimer, sobretudo nos seus sentimentos e dificuldades.

Foi daqui que nasceu a ideia dos criativos da BBDO: "queríamos transmitir as emoções e sentimentos dos familiares das pessoas com demência, criar um momento de empatia e convidar a população a fazer um donativo para a Alzheimer Portugal», refere Pas Frezza, Diretor Criativo da DLV BBDO Milan.

O objetivo com o "Primeiro encontro" não é apenas contar uma história, mas sobretudo chamar a atenção para as dificuldades pelas quais passam os cuidadores e familiares de pessoas com doença de Alzheimer, procurando transmitir o sentimento de frustração e tristeza quando a pessoa não se recorda dos momentos mais marcantes da sua vida, quando um pai não reconhece a sua filha. O vídeo mostra, precisamente, um «primeiro encontro», onde uma jovem fala da sua vida e da sua infância, não a alguém que acabou de conhecer, mas ao seu pai, que já não a reconhece.

«A Alzheimer Portugal agradece à DLV BBDO Milan o facto de ter escolhido a nossa associação para ser a cara desta campanha. Um vídeo comovente que irá certamente tocar nos corações dos portugueses e ajudar a Alzheimer Portugal no seu grande objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores, divulgando a importância do respeito pelos seus direitos e promovendo a sua autonomia e o seu envolvimento social», refere Tatiana Nunes, Coordenadora do Departamento de Relações Públicas da Alzheimer Portugal.



O vídeo está disponível no canal no Youtube da Alzheimer Portugal (https://www.youtube.com/watch?v=-Cu_NsJcmeA) em inglês e legendado em português, italiano, espanhol, russo e inglês.

Os diretores criativos Pas Frezza e Luca Iannucci trabalharam neste projeto sob a supervisão dos diretores criativos executivos Stefania Siani e Federico Pepe. O filme foi produzido por Riot com Andrea Vavassori e dirigido por Alessio Fava, com fotografia de Alessandro Dominici.

A música que acompanha a história é um cover de "Have you ever seen the rain" feito por Bettes.

Créditos:
Creative Agency: BBDO Milan
Executive Creative Directors: Stefania Siani, Federico Pepe
Client Creative Directors: Pas Frezza, Luca Iannucci
Director: Alessio Fava
DoP: Alessandro Dominici
Producers: Andrea Vavassori, Martina Kirkham
Production: Riot
Tatiana Nunes - Alzheimer Portugal
Director's assistant: Carlo Febbraro
Set design: Amos Caparrotta
Stylist: Rosanna Bevilacqua
Styling: Luisa Beccaria, La prealpina, Almacen
Actors: Giancarlo Previati - Sophie Spreadbury
Location: Anticamera Location
Post production: Riot
Editing: Massimo Magnetti
Sound design & re-recording mixer: Matteo Milani
Color grading and online: Andrea Vavassori
Music: Massimo Giordani, Antonella Zappietro - Edizioni Curci
"Have You Ever Seen The Rain" performed by Bettes
Written by John Cameron Fogerty
© by Jondora Music - Courtesy of Concord Music Group Inc.
Published in Italy by STAR srl - Milano
« KING Music & Publishing