Pesquisa

Aqui são explicadas três abordagens de comunicação com pessoas com Demência - Terapia de validação, Musicoterapia e Reminiscência. Para muitas famílias e cuidadores, quando comunicar com a pessoa é difícil, estas abordagens são úteis na prestação de um apoio digno e respeitoso.
Aqui são discutidas as questões da intimidade e sexualidade. Descreve-se a importância destas questões na vida da pessoa com Demência, dos seus familiares e cuidadores e formas de lidar com alguns problemas que possam surgir.
Aqui são abordadas algumas questões de segurança que devem ser consideradas quando se cuida de alguém com Demência. São fornecidas algumas dicas para a segurança dentro e fora de casa e, ainda, uma lista de verificação de segurança para ser utilizada por familiares e cuidadores.
Caminhar é algo normal para a maioria de nós e é um meio de nos deslocarmos de um lugar para outro ou de realizarmos exercício diário. As pessoas com Demência podem obter um grande benefício ao continuarem a caminhar. No entanto, para algumas pode existir um risco elevado de deambulação, ferimentos ou de se perderem.
As famílias e cuidadores frequentemente têm preocupações particulares sobre alguém com Demência que viva sozinho. Aqui são abordadas questões específicas que podem surgir neste contexto e algumas formas de ajudar a pessoa a viver sozinha, de forma segura.
Aqui pode encontrar informação sobre como planear e proporcionar atividades adequadas à pessoa com Demência.
Os familiares e cuidadores podem estar preocupados com a pessoa com demência que continua a conduzir. Aqui pode encontrar uma descrição dos efeitos que a Demência pode ter na capacidade de condução e sugestões para ajudar um condutor que foi diagnosticado com demência.
Aqui são abordadas algumas formas de as famílias e cuidadores tornarem os intervalos na prestação de cuidados numa experiência positiva para si próprios e para a pessoa com Demência. São feitas sugestões práticas para o planeamento e utilização dos intervalos.
Aqui pode encontrar informação para viajar com alguém que tem Demência. São descritos alguns sinais de alerta que identificam alturas em que viajar poderá ser desaconselhado, assim como são feitas algumas sugestões para planear uma viagem.
Se cuida de alguém que tem Demência irá, ao longo do tempo, conhecer muitos médicos. Aqui pode encontrar informação sobre formas eficazes de trabalhar em conjunto com os médicos, de modo a obter a informação e o apoio que necessita.