O Museu Nacional de Machado de Castro e a Alzheimer Portugal comemoram em 2021-2022, os 10 anos do programa EU no musEU, pioneiro em Portugal na abordagem da arte e dos museus com pessoas com demência e seus cuidadores.

Este programa foi criado em setembro de 2011 no Museu Nacional de Machado de Castro e, em parceria com a Alzheimer Portugal, tem desenvolvido sessões mensais e em simultâneo para grupos de pessoas com demência e seus cuidadores, numa abordagem de estimulação cognitiva pela obra de arte e histórias de vida para os primeiros e numa metodologia de aprendizagem multidisciplinar em idade adulta para os segundos. O objetivo último é a promoção do bem-estar e a inclusão social destas pessoas e assim contribuir para um envelhecimento mais saudável.

O programa EU no musEU é referenciado como boa prática em manuais de associações culturais e em relatórios governamentais de direitos humanos, tendo sido distinguido com diversos prémios nas áreas da acessibilidade intelectual e social e do envelhecimento.

No âmbito do aniversário dos 10 anos do EU no musEU, o Museu Nacional de Machado de Castro vai realizar, nos dias 17, 18 e 19 de maio, o colóquio “Museus e Demência: que desafios?”, onde serão abordadas as temáticas relacionadas com o conhecimento das demências e as boas práticas que se vão desenvolvendo noutros museus estrangeiros.

Saiba mais e inscreva-se aqui