Ao longo de 2021, a Alzheimer Portugal vai desenvolver um novo projeto específico para Pessoas com Demência, denominado “Na Primeira Pessoa – Projeto de Empoderamento de Pessoas com Demência”.

Portugal é um dos 4 países da OCDE com maior prevalência de demência – estimando-se atualmente em 200 mil casos e 350 mil casos em 2050. Este diagnóstico afeta de forma significativa a qualidade de vida da pessoa, dadas as perdas que se podem verificar ao longo do tempo (capacidades, autonomia, identidade, autoestima e suporte emocional e social), sendo estas dificuldades exacerbadas pelo desconhecimento e estigma prevalecentes na sociedade, elevando o risco de exclusão social e desrespeito pelos direitos das Pessoas com Demência. Acresce que em Portugal se verifica uma falta de respostas ao nível de atividades especificamente desenhadas para empoderar e apoiar as Pessoas com este diagnóstico.

A Alzheimer Portugal vai desenvolver ao longo deste ano um projeto (com candidatura já admitida a financiamento de projetos por parte do Instituto Nacional de Reabilitação – INR) destinado a aumentar a qualidade de vida, a autonomia e a participação social das Pessoas com Demência no nosso país, habilitando-as a:

1. Advogarem os seus direitos e contribuírem para a tomada de decisão sobre os assuntos que lhes dizem respeito;

2. Melhorarem a adaptação e gestão das emoções em relação à doença;

3. Ampliarem as suas relações interpessoais e o seu envolvimento em atividades com significado realizadas na comunidade;

4. Viverem numa sociedade mais consciente e inclusiva.

“Na Primeira Pessoa – Projeto de Empoderamento de Pessoas com Demência” assenta em 5 eixos de atuação:

 

1. GRUPO DE TRABALHO PORTUGUÊS DE PESSOAS COM DEMÊNCIA: Constituído para concretizar o lema “nothing about us without us” (nada sobre nós sem nós) e combater o desconhecimento e o estigma.

Visa dar expressão às suas perspetivas e experiências face à demência e contribuir para que as políticas, estudos, projetos e outras iniciativas desenhadas para melhorar a sua qualidade de vida reflitam as suas prioridades e pontos de vista.

2. CAPACITAÇÃO DAS PESSOAS COM DEMÊNCIA E DOS SEUS CUIDADORES: 2 edições de 4 sessões de capacitação, de 1h30 em formato online, sobre cada um destes temas: Direitos da Pessoa com Demência; Planeamento do Futuro – A importância do Testamento Vital; O Regime do Maior Acompanhado; Recursos e Apoios para Pessoas com Demência.

3. APOIO PSICOLÓGICO para Pessoas com Demência: individual em formato online e através da participação num grupo de suporte, com sessões de 15 em 15 dias

4. CONSCIENCIALIZAÇÃO DA COMUNIDADE sobre as Demências e os Direitos das Pessoas com Demência através da realização de 10 ações de informação online de entre 45 min/ 1h cada.

5. Programas de fruição e envolvimento com a arte para Pessoas com Demência e Cuidadores realizados em contexto de museu “MARCAR O LUGAR – ENCONTROS NO MUSEU”.

No que respeita à implementação deste eixo de intervenção, a Alzheimer Portugal conta com envolvimento de importantes parceiros: o Maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, o Museu de Lisboa, a Acesso Cultura e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

 

31.05.2021