
O Colecionador de Amnésias
O livro «O Coleccionador de Amnésias», da autoria de Sebastião Alves, que muito generosamente cedeu à Alzheimer Portugal os direitos de autor, já se encontra disponível para venda.
A obra representa bem a realidade de todo o percurso de uma Pessoa com Doença de Alzheimer. O interesse do leitor é desde logo conseguido não só pela forma como o autor vai apresentando o Engenheiro Zeferino, uma vez que parte sempre da perspectiva da personagem, mas também por não faltarem os momentos de ternura, os momentos de humor e os momentos de tristeza e solidão.
SINOPSE: O colecionador de amnésias
Um lapso de memória, um acidente na fábrica, O Engº Zeferino não tem dúvidas: só lhe resta demitir-se. Até porque, tem reparado, lapsos destes tendem a ocorrer-lhe. Espaçados, é certo, mas inevitáveis como o pingar de uma torneira avariada. Decide pois reformar-se e realizar o seu sonho de sempre: escrever um romance.
Mas a Ideia não vem e a reforma transforma-se num deserto. Horas, semanas, meses, iguais como grãos de areia. Até ao dia mágico em que, numa tabacaria em Pedrouços, repara num livrinho de absurdos com um título extraordinário: Memórias de um amnésico. E embora sinta que o título lhe foi roubado, ao mesmo tempo já sabe o que vai escrever.
Agora trabalha com método. De manhã escreve o passado, aquilo que lhe aconteceu desde o acidente na fábrica, com que se iniciou aquilo a que chama o resto da sua vida. À noite inventa o futuro, pois sabe que não pode dar-se ao luxo de esperar por ele.
Como filha e cuidadora de uma doente de Alzheimer, revivi e revi-me, emocionada, em muitas das situações aqui narradas, nos momentos de ternura, de humor, de tristeza e solidão que definem o percurso deste homem, desde os tempos em que, embora já atingido pela doença, ainda tinha autonomia… Eis uma forma diferente – e comovente – de falar sobre um doente de Alzheimer.
Manuela Morais, Associação Alzheimer Portugal
Preço de Venda: 12.50€ com portes incluídos Indisponível