Pesquisa



Este período em que temos que estar mais resguardados em casa traz desafios acrescidos. A mudança de rotinas, a diminuição da atividade física e cognitiva e a diminuição ou alteração das interações sociais são apenas alguns deles. 
A pensar neste tempo único, a Alzheimer Portugal desenvolveu vários materiais de apoio que aqui disponibiliza.




 

Demência e COVID-19


A Alzheimer Portugal disponibiliza agora um documento que, não pretendendo fazer uma revisão exaustiva sobre o próprio vírus, uma vez que a principal fonte de informação deverá ser aquela que é providenciada pela Direção Geral da Saúde, através do site oficial, pretende, sim, contextualizar o impacto que este vírus pode ter na Pessoa com Demência e em quem a rodeia, quais as principais estratégias para prevenir a contaminação e quais os possíveis desafios que podem surgir no ato de cuidar.
(Informações atualizadas à data de 17 de março de 2020)

 

Descarregue Aqui o Documento


 



 

Cadernos de Estimulação e Criatividade


A pensar neste tempo único que vivemos, a Associação Alzheimer Portugal desenvolveu Cadernos de Estimulação e Criatividade. 
Estes manuais apresentam várias tipos de atividades de estimulação de diversas funções cognitivas ao mesmo tempo que pretendem estimular a criatividade, a imaginação e proporcionar momentos de bem-estar e inspiração.
Todas as semanas serão aqui disponibilizadas novas versões com dois níveis de dificuldade, um mais fácil (versão 1) e outro intermédio (versão 2), para que todos possam usufruir. Estes manuais foram concebidos para serem utilizados semanalmente, proporcionando a realização de diferentes atividades diariamente. Podem ser impressos ou, em alternativa, utilizados como guia com recurso a um computador.


 

 

Descarregue Aqui a Versão 1 (semana 6)

Descarregue Aqui a Versão 2 (semana 6)

 

 

Descarregue Aqui a Versão 1 (semana 5)

Descarregue Aqui a Versão 2 (semana 5)


 

Descarregue Aqui a Versão 1 (semana 4)

Descarregue Aqui a Versão 2 (semana 4)



Descarregue Aqui a Versão 1 (semana 3)

Descarregue Aqui a Versão 2 (semana 3)


 

Descarregue Aqui a Versão 1 (semana 2)

Descarregue Aqui a Versão 2 (semana 2)

 


Descarregue Aqui a Versão 1 (semana 1)
Descarregue Aqui a Versão 2 (semana 1)

 

 



 

Proposta de planificação de um dia em casa


A quebra de rotinas originada pelo surgimento do novo coronavírus pode trazer várias alterações para todos, especialmente para a Pessoa com Demência. É importante manter os horários semelhantes aos do dia a dia comum, mesmo não sendo necessariamente iguais, de forma a que seja possível proporcionar uma estrutura regular que ajude a Pessoa a saber o que pode esperar, para que cada dia não se assemelhe a uma série de constantes surpresas.
A proposta seguinte não deixa de ser uma estrutura-tipo que pode e deve ser adaptada à realidade de cada lar. Cada família tem a sua própria rotina e deve tentar preservar os detalhes que a caracterizam, contudo, neste momento, é importante intensificar a higiene das mãos, que pode ser intercalada com as tarefas do dia a dia. Não obstante, não deixa de ser uma proposta de um dia muito estruturado, sendo importante adaptar à energia da pessoa e ao cansaço que ela vai reportando ao longo do dia. 

 


Consulte Aqui As Nossas Sugestões





10 Dicas para Cuidadores

 

Descarregue aqui 10 dicas para cuidadores de pessoas que vivem sozinhas em casa

Descarregue aqui 10 dicas para cuidadores de pessoas que vivem acompanhadas

Descarregue aqui 10 dicas para cuidadores de pessoas que vivem em Lar






Vídeo | Responder às Necessidades das Pessoas com Demência que vivem em Residências para Seniores

No sentido de Responder às Necessidades das Pessoas com Demência que vivem em Residências para Seniores (COVID-19), a OPP traduziu e disponibiliza um vídeo, destinado a colaboradores e técnicos de instituições:


Caso as legendas não estejam ativadas, seleccione esta opção nas definições do vídeo.