Como tem vindo a acontecer todos os anos, a Alzheimer Europe edita publicações referentes ao trabalho que vai desenvolvendo na sua missão de recolher, sistematizar e divulgar informação sobre temas de interesse para o movimento europeu sobre as demências.

DEMENTIA IN EUROPE YEARBOOK 2014
O «Dementia in Europe Yearbook 2014» foi dedicado às pessoas com demência que permanecem no seu domícilio e ao percurso que têm que seguir desde os primeiros sinais e durante a prestação de cuidados.

Trata-se de um relatório comparativo que inclui informação de 30 países europeus, incluindo Portugal, e realça as principais semelhanças e diferenças no processo a seguir para obter diagnóstico, apoio e cuidados, bem como as principais lacunas e desafios com que as pessoas com demência e os seus familiares se deparam.

O seu conteúdo interessa a todos os cidadãos que se preocupam com esta problemática e é um importante documento para apresentar aos decisores políticos nacionais e europeus, na medida em que contém dados concretos a ter em conta quando se criam e implementam políticas para as pessoas com demência e seus cuidadores.
A Alzheimer Portugal congratula-se com mais este trabalho no qual participou dando a conhecer a situação portuguesa.

ETHICAL DILEMMAS FACED BY CARERS AND PEOPLE WITH DEMENTIA
Esta é mais uma publicação da Alzheimer Europe em 2014, conduzida por Dianne Gove e com a participação de diversos especialistas, incluindo académicos, pessoas com demência e cuidadores.

Tendo em conta que a demência não é apenas uma condição clínica mas também uma condição com forte impacto social, psicológico, emocional e económico na vida das pessoas e que muitos dos efeitos que são atribuidos à doença se devem à forma como as pessoas olham e lidam com a demência, as questões éticas não podem deixar se levantar.

Esta publicação, numa linguagem simples e acessível, transmite, de forma bem estruturada que segue o percurso da demência e com recurso a situações concretas e testemunhos, quais os principais dilemas éticos que se levantam a quem convive e cuida de pessoas com demência.

É de especial utilidade para familiares e profissionais que, certamente, se vão identificar com algumas situações e terão oportunidade de conhecer testemunhos de pessoas com demência que nos dizem quais são os seus medos e receios e o que esperam de quem lhes está próximo.

Em breve estas publicações estarão disponíveis on line em: https://www.alzheimer-europe.org/Publications/Dementia-in-Europe-Yearbooks