
O programa EU no musEU foi criado pelo Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), em 2011, em parceria com a Alzheimer Portugal, há 10 anos.
Destina-se a pessoas com défice cognitivo e demência em estadio inicial e intermédio, e usa metodologias de estimulação cognitiva com base nas obras de arte e nas histórias de vida (sendo a obra de arte o meio de comunicação da matriz cultural e pessoal), em sessões mensais, em espaços do museu. Envolve também os seus Cuidadores (sessões simultâneas), numa metodologia de educação não formal em idade adulta, e com aprendizagem multidisciplinar, no sentido de promover o seu bem-estar social e emocional, para um envelhecimento saudável.
Projeto inovador em Portugal, já replicado em Viseu, desde 2018, numa equipa formada pelo Museu Nacional Grão Vasco e pelo Museu da Misericórdia, o EU no musEU é referido como boa prática em manuais de associações culturais e em relatórios governamentais de direitos humanos, tendo sido distinguido com diversos prémios nas áreas da acessibilidade intelectual e social e do envelhecimento.
O seu carácter pioneiro justifica a investigação académica que gerou desde 2013, tendo sido objeto de cinco dissertações de mestrado nas áreas da psicologia clínica – gerontologia –, da educação e da museologia.
Em tempos de pandemia, desde março de 2020, o EU no musEU reinventou-se, com sessões digitais adaptadas a cada contexto social e cultural, de Coimbra e de Viseu.
A Visita da Memória, momento público anual do EU no musEU, terá a 6ª edição presencial no dia 21 de setembro de 2021, às 11h, no Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra.
Em Viseu, onde já se realiza desde 2019, será editada no Facebook dos museus envolvidos. Consiste na visita às obras de arte do museu desenvolvida pelos Cuidadores, recaindo a escolha na obra mais significativa emocionalmente, para eles e para as pessoas de quem cuidam.
Os objetivos futuros são divulgar e transferir este programa para os museus nacionais e trabalhar a proposta da “região centro friendly para a Doença de Alzheimer”.
Partilhamos aqui um vídeo de celebração dos 10 anos de EU no musEU