Fundada em 1988 pelo Professor Doutor Carlos Garcia, com a designação de APFADA (Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer), a Alzheimer Portugal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e uma Associação de Doentes.
É a única organização em Portugal, de âmbito nacional, constituída há mais de 30 anos especificamente para promover a qualidade de vida das Pessoas com Demência e dos seus familiares e Cuidadores.
Tem como visão uma sociedade que integre verdadeiramente as Pessoas com Demência e seus Cuidadores e reconheça os seus Direitos e atua de acordo com o princípio da Abordagem Centrada na Pessoa com Demência e o respeito absoluto pelo direito à sua autodeterminação.

As Pessoas com Demência e os seus Cuidadores contam há mais de 33 anos com o apoio da Alzheimer Portugal para informar, apoiar e capacitar quem vive com a doença e quem presta cuidados e encaminhar para as respostas que existem na comunidade.

Como IPSS, a Associação tem implementado várias respostas sociais (uma ERPI – Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas -, quatro Centros de Dia e três Serviços de Apoio Domiciliário e uma Linha de Apoio telefónico que presta apoio a nível nacional) e diversos serviços prestados a preços sociais tais como, consultas de apoio psicológico, sessões de estimulação cognitiva, terapia ocupacional, fisioterapia e outros, disponíveis em várias Delegações, Núcleos e Gabinetes de Apoio situados em diversos pontos do País. Ao longo do tempo, tem ainda desenvolvido um número muito alargado de iniciativas e projetos dirigidos às Pessoas com Demência, seus familiares, Cuidadores e amigos.

Como Associação de Doentes, a Alzheimer Portugal envida grandes esforços para consciencializar a comunidade com vista a reduzir o desconhecimento e o estigma associados à Demência. Além disso, tem realizado um importante trabalho junto do poder político e dos media de modo a tornar as Demências uma prioridade nacional, quer em termos sociais, quer de saúde pública e tem ainda prestado o seu contributo no âmbito da investigação.
Para concretizar a sua missão, conta com cerca de 130 colaboradores, mais de 20 gabinetes de apoio espalhados pelo país e com o inestimável contributo dos seus voluntários e de um grande leque de entidades parceiras.

Como membro da Alzheimer Europe, a Alzheimer Portugal participa ativamente no movimento mundial e europeu sobre as demências, procurando reunir e divulgar os conhecimentos mais recentes sobre a doença de Alzheimer, promovendo o seu estudo, a investigação das suas causas, efeitos e tratamento.

A Alzheimer Portugal integra, também, a Plataforma Saúde em Diálogo, uma associação sem fins lucrativos constituída por associações de doentes, promotores e profissionais de saúde e de consumidores, cujo principal objetivo é o de dar voz aos doentes e utentes de saúde contribuindo para a evolução de um sistema de saúde cada vez mais centrado no doente.

 

Os Nossos Princípios

  • Respeito Absoluto pelo Direito à Autodeterminação da Pessoa com Demência
  • Abordagem Centrada na Pessoa com Demência (respeito pela sua história, pelas suas emoções e desejos)

 

A Nossa Missão

  • Melhorar a qualidade de vida das Pessoas com Demência e dos seus cuidadores, no respeito absoluto pelos Direitos  Fundamentais à Liberdade e à Autodeterminação, promovendo a sua autonomia e o seu envolvimento social.

 

A Nossa Visão

  • Uma sociedade que integre as Pessoas com Demência e reconheça os seus Direitos

Os nossos Estatutos