O «Estou Aqui Adultos», programa da PSP semelhante ao programa de enorme sucesso «Estou Aqui Crianças», arrancou a  20 de março de 2017.

O programa «Estou Aqui Adultos» tem como objetivos auxiliar na resposta a situações de adultos desorientados ou inconscientes na via pública, identificar imediatamente a pessoa em causa e contactar o(s) responsável (eis), dar resposta a situações mais vulneráveis (ex: idosos autónomos mas com debilidades; pessoas com patologias que alterem o seu estado de consciência/vigília, como a doença de Alzheimer).

Nesse sentido este programa foi pensado para proteger e dar apoio a quaisquer adultos que possam vir a ser encontrados na via pública em estado de especial vulnerabilidade, permitindo a sua correta identificação e o contacto célere com um familiar. O primeiro contacto é muitas vezes crítico e a urgência com que a pessoa é identificada pode fazer toda a diferença, sendo dever da Polícia procurar todas as alternativas para que esse processo seja rápido, simples e seguro. Este processo é, assim, facilitado pela disponibilização de pulseiras de identificação com um código alfanumérico pessoal e intransmissível que apenas a PSP consegue descodificar.

O programa iniciou em novembro de 2015 até 31 de maio de 2016 (fase piloto), e esteve apenas disponível a beneficiários das entidades que estabeleceram uma parceria prévia com a PSP (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fundação Liga, Alzheimer Portugal, CRINABEL e CERCILISBOA)

Finda a fase piloto, o programa está agora aberto a toda a comunidade adulta que sofra de alguma patologia ou possa vir a ter algum momento de desorientação na via pública.

Como funciona?

Destinatários: Adultos (sem limite de idade)

Longevidade do Programa: Dois anos. Ao final desse período os interessados devem fazer novo registo e levantar nova pulseira. O programa irá emitir um lembrete um mês antes da data de eliminação do registo.

Como aceder ao site do Programa Estou Aqui

O acesso ao site do Programa Estou Aqui é feito através do endereço: ESTOUAQUI.MAI.GOV.PT.

O primeiro ecrã encaminha o utilizador para a área que pretende aceder: CRIANÇAS e/ou ADULTOS.

Após aceder ao site ADULTOS o utilizador terá acesso à base estruturante do Programa EAA com a possibilidade de poder clicar logo na parte da INSCRIÇÃO. Essa possibilidade encaminha o utilizador para a inscrição PELO PRÓPRIO e/ou INSTITUIÇÃO/CUIDADOR.

No final da inscrição o utilizador terá de assinalar um campo onde menciona que está ciente de todos os direitos e deveres inerentes a este Programa. Posteriormente o utilizador desloca-se à esquadra selecionada e apresenta o seu cartão de cidadão/bilhete de identidade/passaporte para atestar que é a pessoa que fez a inscrição.

O processo em caso de Pedido Instituição/Cuidador é idêntico ao anterior, existindo apenas a prévia identificação do responsável do Grupo pela inscrição e levantamento das pulseiras. A diferença reside no facto da pessoa responsável pela inscrição do Grupo ter que apresentar na Esquadra um documento que o identifique enquanto elemento de uma dada instituição.

Pulseira

A partir do momento em que o ADULTO (pessoa maior ou não dos 18 anos de idade que usa uma pulseira do Programa Estou Aqui Adultos!) coloca a pulseira – tendo sido previamente garantidos todos os passos prévios da inscrição e entrega na Esquadra da PSP – atesta que tomou conhecimento dos termos do Programa e garante que, em caso de acidente, incidente ou perda momentânea, poderá ser sinalizado o seu processo pessoal e contactada uma das pessoas identificadas para situações de emergência (através do código alfanumérico).

Conforme se verifica na ilustração anterior, a pulseira é composta por duas partes sendo a primeira em tecido de algodão com a cor PANTONE 2321C com logomarca da PSP e da Fundação PT numa das faces e por uma moeda metálica com a inscrição de um código alfanumérico de duas letras e cinco algarismos e a inscrição: “Call/Liga 112”.

No momento em que, por exemplo, a pessoa portadora da pulseira EAA é encontrada na via pública sem qualquer identificação, fruto de uma desorientação momentânea e/ou situação que inviabilize esse contacto, quem (Polícia ou cidadão) verifica esta ocorrência deve ligar 112 e solicitar ajuda da PSP.

O operador 112 que recebe a chamada, verifica o local de ocorrência, aciona a Força de Segurança territorialmente competente para o local e encaminha a situação para que seja estabelecido o contacto com as pessoas indicadas no momento de registo.

Especificidades do Programa

Após o registo no site do programa, os interessados deslocam-se à esquadra selecionada e fazem prova da sua identidade. Se possível, devem fazer-se acompanhar do email que o sistema gera automaticamente no momento de registo para maior facilidade na ativação das pulseiras.

No momento em que recebem a pulseira do programa, os interessados devem assinar a Declaração de Compromisso onde consta(m) o(s) nome(s) do(s) utilizador(es) e o(s) código(s) da(s) respetiva(s) pulseira(s). Esta declaração serve para atestar que as pessoas conhecem as condições de adesão ao Estou Aqui Adultos!.

Alerta-se para o facto de esta solução estar pensada para pessoas que sofrem de alguma patologia ou que, em função da idade, possam vir a ter algum momento de desorientação na via pública de tal forma que impossibilite a sua correta identificação e contacto com pessoas de emergência.

Alerta-se ainda para o facto de ser obrigatório que cada utilizador indique dois contactos, pelo menos, de emergência. Com isto pretende-se garantir que, em caso de necessidade, haverá, à partida, sempre alguém contactável.

O registo no EAA terá a validade de 2 anos, findos os quais será necessário fazer um novo registo e levantar uma nova pulseira.

As pulseiras não têm GPS nem qualquer outro sistema de georreferenciação. O acionamento é feito através de uma chamada para o 112 cujo operador, graças ao código alfanumérico de cada pulseira, consegue chegar ao contacto com um familiar/amigo/cuidador da pessoa em causa.

Inscrição através da Alzheimer Portugal

Caso pretenda pedir a pulseira através da Alzheimer Portugal, deverá contactar-nos através do email info@alzheimerportugal.org ou telefone 213 610 460 para que possamos preencher a ficha de inscrição com os dados do utilizador da pulseira e da pessoa a contactar caso o utilizador seja encontrado na via pública.

Dúvidas e alterações

Os pedidos de alteração de dados devem ser enviados por email para estouaqui@psp.pt com indicação dos dados a alterar.

Em caso de dúvida deverá ser contactado o GIRP através do telefone +351 218 111 087 (das 09H às 14H) ou do email estouaqui@psp.pt.

Uma iniciativa:

Polícia de Segurança Pública, Fundação PT, SGMAI

Parceiros:

Alzheimer Portugal

Fundação Liga

Crinabel

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa