Saúde
Cuidados de Saúde Primários
Marque uma consulta no Centro de Saúde da sua área de residência e aconselhe-se junto do seu médico. Este profissional, além de acompanhar o seu estado geral de saúde, tem um papel fundamental na identificação dos primeiros sintomas e no encaminhamento para um consulta de especialidade.
Cuidados de Especialidade
Consulte um médico especialista (neurologista ou psiquiatra) para obter um diagnóstico formal, acompanhar a evolução da doença e esclarecer as suas dúvidas. Estas consultas da doença podem realizar-se no Hospital através da referenciação do seu médico de família. Em alternativa, pode marcar esta consulta numa clínica ou num consultório privado.
Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados
Constituída por um conjunto de unidades de internamento e ambulatório, dispõe de uma resposta para descanso do cuidador que permite o internamento temporário da pessoa com demência. É possível usufruir deste serviço até um período máximo de três meses por ano, sendo o valor calculado de acordo com os rendimentos do agregado familiar. Para mais informações contacte o Serviço Social do seu Centro de Saúde. Caso o seu familiar esteja hospitalizado, fale com a equipa de gestão de altas do hospital.
Social
Sempre que necessitar de apoio em casa para a realização de atividades diárias, procure informações sobre as instituições existentes na sua Junta de Freguesia ou Centro de Saúde.
Os serviços de apoio domiciliário disponíveis e os custos associados variam de acordo com a tipologia da instituição (de solidariedade social ou privada).*
Centro de Dia
Para acompanhamento e supervisão durante o dia, pode encontrar instituições que asseguram cuidados diários, proporcionando oportunidades de convívio e um ambiente protegido. Os serviços disponíveis e os custos associados variam de acordo com a tipologia da instituição (de solidariedade social ou privada).*
Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Lares)
Em situações de maior dependência e/ou vulnerabilidade, pode encontrar instituições sociais ou privadas que proporcionam o internamento temporário ou permanente, assegurando o acompanhamento e supervisão 24 horas.
*Procure informações sobre as respostas sociais existentes na sua área de residência na Junta de Freguesia ou no Centro de Saúde
Apoios Financeiros
Verifique junto do serviço de Segurança Social da sua área de residência ou através da Linha de Apoio 300 502 502 se pode beneficiar de algum complemento mensal para pessoas com carência económica e/ou determinado grau de dependência, nomeadamente:
- Complemento solidário para idosos;
- Complemento de dependência;
- Complemento por cônjuge a cargo.
Informe-se junto do serviço de ação social do seu Município, na sua Junta de Freguesia ou no seu Centro de Saúde se pode beneficiar de outros apoios, entre os quais:
- Aquisição ou aluguer de ajudas técnicas (camas articuladas, cadeiras de rodas, entre outros…);
- Aquisição de material de incontinência e medicação;
Se for beneficiário de algum subsistema de saúde (ADSE, ADM, PSP/SAP, SAMS, entre outros…) informe-se junto dos serviços se tem direito a algum tipo de comparticipação.
Atenção: Para beneficiar de alguns destes apoios ou usufruir de benefícios fiscais deverá requerer o Atestado de Incapacidade Multiusos no serviço de Saúde Pública do seu Centro de Saúde.
Comunidade
Na comunidade, existem respostas de proximidade frequentemente gratuitas ou pagas a preços sociais.
- Marque um atendimento presencial no Gabinete de Apoio da Alzheimer Portugal mais próximo de si;
- Participe num Café Memória;
- Faça parte de um Grupo de Suporte para Cuidadores;
- Procure projetos desenvolvidos na sua Junta de Freguesia ou Município;
- Contacte a Linha de Apoio na Demência da Alzheimer Portugal (963 604 626);
- Marque uma Consulta de Psicologia à distância – para Cuidadores (963 604 626).
O diagnóstico de demência marca uma nova etapa na vida da pessoa e da sua família. No decurso da doença surgem necessidades crescentes de apoio e é natural que vá precisando de mais suporte no dia a dia. Existem diversas respostas na saúde, na área social e na comunidade, ainda que não haja um leque alargado de serviços específicos e integrados para a demência. Não deixe de procurar ajuda!