
Realizou-se hoje na Sala da Nau do Palácio Valenças em Sintra, a cerimónia pública de lançamento do manual de “Estimulação Global da Pessoa com Demência.”
Este manual resulta de um trabalho de colaboração entre a Alzheimer Portugal, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca e a Casa de Saúde da Idanha, das Irmãs Hospitaleiras, e visa ajudar os cuidadores informais a estimular a Pessoa com Demência e a contribuir para melhorar o seu bem-estar, autonomia e qualidade de vida. O intuito dos autores foi o de apresentar exemplos de atividades de estimulação e recomendações práticas e úteis para tornar a vida das pessoas com demência mais estimulante e significativa.
O evento contou com a presença dos autores (da Alzheimer Portugal participaram Catarina Alvarez, Elena Pimentel e Isabel Sousa) e dos representantes de cada uma das entidades que se juntaram para criar este projeto. O Senhor Vereador Eduardo Quinta Nova em representação do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sintra, a Senhora Vice- Presidente da Direção da Alzheimer Portugal, Dra. Rosário Zincke dos Reis, o Senhor Diretor da Casa de Saúde da Idanha/Irmãs Hospitaleiras, Dr. José Manuel Eusébio e a Senhora Diretora Clínica do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, Dra. Ana Valverde.
Por sua vez, o Senhor Professor Doutor Alexandre Castro Caldas que prefaciou este importante e inovador recurso, fez uma intervenção sobre o estado da arte nesta área das Demências.
Nas palavras da Dra. Rosário Zincke dos Reis, Vice-Presidente da Alzheimer Portugal, “este manual vai chegar a quem dele necessita e vai fazer a diferença na vida das Pessoas com Demência, contribuindo para a sua qualidade de vida e dos seus cuidadores”.
Esta publicação gratuita estará disponível para distribuição aos Cuidadores Informais no Gabinete Cuidar Melhor de Sintra, na Casa de Saúde da Idanha e no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca.
23.09.2022