No passado dia 26 de setembro,  a Alzheimer Portugal – Serviços de Lisboa e Núcleo do Ribatejo, participaram no Encontro “Porque a memória é de Todos.”

Esta iniciativa foi organizada pela Alzheimer Portugal em parceria com a Fundação Inatel e com o apoio do Município de Santarém e da Junta de Freguesia de Campo de Ourique.

O Encontro que assinalou o Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer (que se comemora a dia 21 de setembro), visou promover o convívio entre as Pessoas com Demência, os seus familiares e as equipas da Alzheimer Portugal. O programa cultural esteve a cargo da Fundação INATEL e contou com a presença do Grupo de Fado de fusão- Cantares d´Outrora, do  Grupo Académico de Danças Ribatejanas e com a Associação Aresta Rebelde, que dinamizou uma sessão com diversos Jogos Tradicionais e a presença de marionetas.

Após o almoço convívio (onde estiveram presentes representantes dos municípios que apoiam os gabinetes da Demência do Núcleo do Ribatejo no Distrito de Santarém, bem como diversas entidades parceiras da Alzheimer Portugal como a UDIPSS de Santarém, a SCM da Chamusca, a EAPN, os Rotary Clube de Santarém ), realizaram-se as atividades culturais no Convento de São Francisco, em Santarém.

Destacamos a participação especial do grupo de utentes da CRIAL- Centro de Recuperação Infantil que nos presenteou com uma atuação de dança que emocionou todos os presentes.

A apresentação esteve a cargo de uma senhora com diagnóstico de demência e de um menino com deficiência.

O Encontro “Porque a memória é de todos” foi, de facto, um Encontro Inclusivo, realizado na comunidade, com atividades prazerosas, procurando, desta forma, transmitir a mensagem que é possível cuidar das Pessoas com Demência, respeitando a sua identidade, dignidade e direitos. Simultaneamente, procurámos combater o estigma, frequentemente associado à Demência e à Deficiência.

O encerramento contou com a presença do Senhor Dr. Renato Bento, Diretor do Instituto da Segurança Social de Santarém que gentilmente partilhou este momento de confraternização com a Alzheimer Portugal. Neste momento, intervieram igualmente a Dra. Manuela Morais, Presidente da Direção da Alzheimer Portugal e o Dr. Fernando Ambrósio representante da Fundação Inatel.

 

setembro 2022