No dia 19 de dezembro, os utentes do Centro de Dia do Marquês da Alzheimer Portugal – Delegação Centro, estiveram no Arquivo Municipal de Pombal, no âmbito do projeto de Natal, “Afetos com… Memória”, onde dinamizaram atividades na oficina – “Cozinhar Memórias”.

O objetivo era permitir a participação social das Pessoas com Demência em atividades que promovam a estimulação intelectual e sensorial, a criatividade, a reativação de memórias e construção de narrativas para a manutenção da identidade e integração, usando neste particular, a gastronomia.

Esta oficina teve como objetivo, partir de pequenos patrimónios íntimos, como os utensílios de cozinha e ingredientes para ativar memórias e despertar para o diálogo e a exploração sensorial.

Muitos dos utensílios usados para/na confeção das iguarias regionais, no uso diário culinário ou em épocas festivas, levam-nos a uma viagem que nos liga a cheiros, a sabores, a gestos, a pessoas e a tradições que nos unem a um património da cultura popular – material e imaterial – riquíssimo.

Esta atividade foi dinamizada pelas formadoras Bru Junça e Patrícia Azevedo Godinho, no âmbito do Projeto “Trago uma história no bolso”.