Cofinanciado pelo INR, Apoio a Projetos 2023.

Projeto: Direitos das Pessoas com Demência

Ano: 2023

O Projeto:

Com vista a fomentar a “inclusão, cidadania e autorrepresentação, para a promoção da cidadania e direitos fundamentais das pessoas com deficiência” realizou-se a capacitação/formação de cuidadores formais, informais e população em geral, assim como se deu voz às pessoas com Demência através da realização de vídeos com os seus testemunhos. Foi ainda realizada uma Conferência subordinada ao tema “Direitos das Pessoas com Demência”.

Assim, as atividades realizadas dividiram-se em 3 eixos:

– Curso de Formação Assíncrono, via Moodle,  sobre os “Direitos das Pessoas com Demência”, onde se incluíram vídeos de técnicos/formadores, assim como um vídeo com o testemunho de uma Pessoa com Demência;

– Realização de dois vídeos com testemunhos de Pessoas com Demência, um referido em epígrafe e que integrou o curso de formação e outro elaborado pelo Presidente do Grupo de Trabalho Europeu de Pessoas com Demência. Ambos os vídeos foram divulgados e transmitidos na Conferência, encontrando-se no YouTube em:

https://youtu.be/SLaqeweXjs4

https://youtu.be/1zGKjpa7s24

– Realização da Conferência “Direitos das Pessoas com Demência”, a 17 de novembro de 2023.

 

Resultados do Projeto:

Com este projeto foi possível aumentar os níveis de literacia dos profissionais de saúde, população em geral e Pessoas com Demência, sobre os Direitos destas pessoas para garantir o seu efetivo respeito e exercício, promovendo a sua inclusão, cidadania e autorrepresentação, em linha com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Por outro lado, a participação direta de Pessoas com Demência na estruturação do curso de formação, e a realização de vídeos com testemunhos, que foram incluídos na formação e na conferência, permitiu uma efetiva inclusão das Pessoas com Demência na realização do projeto. Desta forma, foi possível dar voz às Pessoas com Demência, inovando na elaboração de uma formação tendo por base o testemunho destas Pessoas.

A avaliação de satisfação dos participantes na da conferência, revelou que estes se encontravam satisfeitos ou muito satisfeitos em todos os itens do questionário. Foram deixados testemunhos salientando a importância dos temas abordados e a apresentação dos testemunhos diretos das Pessoas com Demência.

Na atividade relacionada com a realização do curso de formação “Direitos das Pessoas com Demência” os conhecimentos adquiridos (pré vs. pós formação) foram avaliados por instrumentos próprios. Assim, no teste de aferição de conhecimentos, os formandos responderam erradamente a 6 das 10 perguntas colocadas. No teste de avaliação de aprendizagem, que consistia nas mesmas questões, foi possível verificar o aumentos dos conhecimentos adquiridos e correspondente aumento da literacia (0-10 Valores (Insuficiente) – 6 Formandos –  3,06%; 10-14 Valores (Suficiente) – 29 Formandos – 14,80%; 14-17 Valores (Bom) – 59 Formandos – 30,1%; 17-20 Valores (Muito Bom) – 102 Formandos – 52,04%). Completaram a avaliação final de aprendizagem 117 dos 311 formandos inscritos.

Neste curso foram integrados os vídeos das Pessoas com Demência, assim como vídeos dos formadores.

Na atividade relacionada com a realização da conferência contámos com 250 inscritos. A transmissão online no Facebook da conferência teve até ao momento 658 visualizações dos trabalhos da parte da manhã e 507 visualizações dos trabalhos da parte da tarde. Os níveis de satisfação dos destinatários demonstraram que 100% dos participantes que responderam ao questionário demonstraram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com todas as questões colocadas.