
A campanha nacional da Alzheimer Portugal já percorreu catorze distritos e participaram nestas ações cerca de 900 Pessoas.
Esta é uma campanha que aborda a temática da solidão, fenómeno de saúde pública que afeta pessoas de todas as idades e que afeta frequentemente muitas Pessoas com diagnóstico de Demência e os seus familiares.
Nesta campanha, a prioridade são as Pessoas que vivem Demência, em especial os cuidados que estas devem e merecem receber. Cuidados que lhes devolvam a sua Identidade e relembre quem foram e são. Cuidados que devem respeitar os seus Direitos e devem abandonar estratégias que em nada dignificam a identidade destas pessoas, como o uso generalizado e sistemático de contenções – vulgo amarrar ou sedar as Pessoas – nas práticas diárias de cuidados às Pessoas que vivem com Demência e pessoas com mais idade.
Urge a adoção de modelos de cuidados mais humanizados. Este é o lema da nossa Campanha: “Pergunte. Se” sempre e antes de usar indiscriminadamente contenções. Só assim contribuirá para um modelo de cuidados que inclui as Pessoas que vivem com Demência e as respeita.
Se pretende participar nas ações desta campanha, consulte o site da Alzheimer Portugal.
Em setembro estaremos em Portalegre, Leiria, Entroncamento, Viana do Castelo e Lisboa.
Contamos consigo. A mudança nos Cuidados para Pessoas que vivem com Demência em Portugal já está a acontecer.
Junte-se à Alzheimer Portugal!
12.07.2024