Sábado, 20 de Abril, às 09h00, tem lugar no Restaurante Portugália do CascaiShopping a primeira sessão do «Café Memória» em Cascais. Contamos com a sua presença.

A Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra estão a adaptar e desenvolver em Portugal o conceito «Memory Café», através da realização de um projeto-piloto para a criação do «Café Memória» a funcionar em dois dos Centros Comerciais da Sonae Sierra.

O «Café Memória» é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou de ação social.

Os encontros decorrem em sessões estruturadas, não clínicas, num espaço informal e protegido, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social. O «Café Memória» promove a interação entre pessoas com experiências semelhantes e a participação dos utilizadores em atividades lúdicas e estimulantes, num ambiente reservado e seguro em que é oferecido apoio emocional e informação útil.

Sessões do «Café Memória»

Conceito de sucesso em diversos países, o «Café Memória» chega agora a Portugal sob a forma de um projeto-piloto, que contará inicialmente com uma sessão por mês a decorrer em dois Centros Comerciais da Sonae Sierra: no Centro Colombo decorrerá no primeiro sábado de cada mês; e no CascaiShopping no terceiro sábado de cada mês.

A primeira sessão em Lisboa decorreu no dia 6 de abril no Centro Colombo e dia 20 de abril terá lugar a primeira sesssão no CascaiShopping, ambas nos restaurantes Portugália dos respetivos Centros, das 09h00 às 11h00. Os encontros iniciam-se com o acolhimento individual de cada um dos participantes e prosseguem com a apresentação de um tema por um orador ou a realização de atividades. Contempla também uma pausa para café destinada a promover um momento de convívio entre todos.

A participação nas sessões do «Café Memória» é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

MEMORY CAFÉ – ORIGENS E SITUAÇÃO ATUAL

O conceito «Memory Café» está implementado em diversos países em todo o mundo. No Reino Unido, tem vindo a ser desenvolvido de forma sistemática desde o ano 2000 e é uma resposta social que está identificada no Plano Nacional Inglês para as Demências elaborado em 2009 neste país, onde funcionam mais de 60 ?Memory Cafés?. Nos E.U.A., o primeiro surgiu em 2011.

Para além deste conceito, existem ainda os Alzheimer Cafés que funcionam de forma semelhante e estão implementados em vários países, como Holanda, Bélgica, Reino Unido ou Canadá.

O lançamento do «Café Memória» em Portugal é uma iniciativa da Associação Alzheimer Portugal e da Sonae Sierra e conta com o apoio de diversos parceiros institucionais: Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação Montepio e Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. O projeto-piloto conta, ainda, com uma rede alargada de parceiros empresariais: Portugália Restauração, Optimus, Delta Cafés, Sumol+Compal, Celeiro e Bial.

A criação do «Café Memória» insere-se num projeto mais vasto – «Cuidar Melhor» – de Apoio aos Cuidadores de Pessoas com Demência – lançado igualmente pela Associação Alzheimer Portugal e pelos referidos parceiros institucionais, que conta ainda com o apoio dos Municípios aderentes Cascais, Oeiras e Sintra.

Visite: https://www.cafememoria.pt/