Investigadores, profissionais de saúde, representantes de associações de Alzheimer dos mais diversos países, cuidadores e pessoas com demência, partilharam conhecimento e experiências sobre os mais diversos temas desenvolvidos nesta conferência: investigação, prevenção, importância da intervenção não farmacológica, cuidados integrados, cuidados na comunidade, comunidades amigas das pessoas com demência, questões éticas e jurídicos, entre outros.

A Conferência caracterizou-se também pelo forte envolvimento dos decisores políticos que marcaram presença e discursaram na sessão de abertura: o Dr. George Abela, Presidente da Republica de Malta, Dr. Godefrey Farrugia, o Ministro da Saúde, o Dr. Franco Mercieca, Secretário Parlamentar para os Direitos das Pessoas com Incapacidade e Envelhecimento Activo, a Ministra da Família e da Segurança Social fez-se representar; a nível europeu, participou Martin Seichell, Director Geral da DG da Saúde e Consumidores da Comissão Europeia.

Este é um forte sinal do reconhecimento das demências como prioridade política a nível dos governos nacionais e das instituições europeias.

À semelhança do que aconteceu na anterior conferência, verificou-se um forte envolvimento e participação de Pessoas com Demência. A Presidente do Grupo de Trabalho de Pessoas com Demência, Helga Rohre discursou, com muito impacto, na sessão de abertura, e a Vice Presidente, Nina Balakova, deu o seu testemunho, muito lúcido e tocante, sobre a forma como lida no dia a dia com a doença de Alzheimer e como é importante para ela promover a causa das pessoas com demência e participar neste Grupo criado em 2012 sob a égide da Alzheimer Europe. «Por vezes fico exausta mas rapidamente ganho energia e novas ideias para por em prática», referiu Nina, no seu testemunho.

A Alzheimer Portugal esteve representada por Maria do Rosário Zincke dos Reis, que acompanhou todos os trabalhos da conferência, bem como a reunião de direção e a assembleia geral anual que a precederam. No painel «Questões Éticas e Jurídicas» fez uma apresentação sobre testamento vital.

A Alzheimer Portugal orgulha-se de fazer parte ativa desta organização que lidera o movimento europeu sobre as demências, com desempenho exemplar junto da Comissão, do Conselho e do Parlamento Europeus, nomeadamente sensibilizando Deputados do Parlamento Europeu para se juntarem à nossa causa.