Nos dias 28 e 29 de Junho, em Coimbra, realizou-se, a 27ª Reunião deste Grupo de Estudos criado em 1986 pelo Professor Carlos Garcia, fundador da Alzheimer Portugal.

Com um programa especialmente dedicado à investigação, ao diagnóstico (escalas e testes na demência, biomarcadores) e também à intervenção, esta Reunião contou com uma participação, bastante ativa, de muitos estudantes e estudiosos que aqui apresentaram, oralmente ou em posters, os seus trabalhos.

A conferência ?Carlos Garcia? que sempre acontece nesta Reunião, foi subordinada ao tema ?Genética das Demência? apresentado pela Professora Rita Guerreiro. Apresentação brilhante desta investigadora portuguesa, muito jovem, que desenvolve o seu trabalho no University College London e lidera a equipa que identificou o gene TREM2 e concluiu que a sua variante mais comum, a R47H, aumenta substancialmente o risco de Doença de Alzheimer. Esta descoberta pode ser importante para identificar situações de elevado risco de se vir a contrair a doença, em indivíduos saudáveis, bem como para a descoberta de novos fármacos.

O primeiro dia de reunião terminou com um Concerto da Orquestra dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra que brindaram a assistência com excelente música – a orquestra foi dirigida pelo Maestro Augusto Mesquita – e a voz fantástica do tenor Paulo Amador.

O dia seguinte começou com a intervenção da Deputada Europeia Marisa Matias que apresentou o tema ?Envelhecimento Activo e Solidariedade Social: Perspectivas Europeias?. Referiu os conteúdos do Relatório do Parlamento Europeu sobre as demências, de 2011, do qual foi responsável, o Programa Europeu Horizon 2020 que estabelece como primeira prioridade a Saúde e prevê três eixos fundamentais de actuação: excelência, liderança industrial e competitividade; referiu ainda o reforço do financiamento para a investigação, relativamente ao programa anterior, lamentando apenas que tenha havido redução nos Fundos de Coesão e no Emprego. Salientou também a importância de se estabelecerem parcerias entre vários países para uma investigação mais eficaz e de se apostar mais intensamente na investigação para que Portugal deixe de ser um contribuinte líquido, nesta área.

No mesmo painel participaram o Dr. Álvaro de Carvalho, Coordenador Nacional para a Saúde Mental, Dr. Celso Pontes, Professora Catarina Oliveira, ambos membros da Comissão Científica da Alzheimer Portugal, o Presidente da Alzheimer Portugal, Engº João Carneiro da Silva e Maria do Rosário Zincke dos Reis.
Por fim, a Alzheimer Portugal apresentou o projeto Café Memória, terminando com uma atividade lúdica de estimulação cognitiva que mereceu o agrado dos voluntários que participaram, bem como dos demais presentes.

O GEECD e a sua Presidente, Dra. Beatriz Santiago, estão de parabéns quer pela qualidade dos trabalhos, quer pela organização, quer ainda pela forma calorosa como acolheram os participantes e convidados.