3º Encontro de Profissionais

O projeto “Cuidar Melhor” da Alzheimer Portugal organizou o seu 3º Encontro de profissionais, que ocorreu em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian no dia 19 de outubro.

Mais de 200 participantes estiveram presentes no encontro, principalmente profissionais de saúde e serviço social de diversos locais do país.
O primeiro painel foi dedicado à “Prestação de Cuidados a Pessoas com Demência na Europa”.

Jean Georges deu uma visão geral dos principais marcos e conquistas do Movimento de Demência Europeu, liderados pela Alzheimer Europe e incidiu sobre os resultados desta organização sobre temas como: direitos legais, prestação de cuidados e apoio pós diagnóstico. Salientou também a importância de um plano ou uma estratégia nacional para as demências e alguns dos temas principais que deve incluir.

George Mcnamara, Responsável pelos Assuntos Públicos e Relações Públicas na Alzheimer’s Society UK, partilhou com o público português a experiência do Reino Unido na área das demências, com destaque para o número de pessoas com a doença, os custos, o desafio de aumentar a qualidade de vida das pessoas com demência no Reino Unido, o melhor percurso para a demência (desde a prevenção até à morte com dignidade), a importância da redução de riscos. Foi ainda abordada uma perspetiva especialmente importante para Portugal, tendo a demência sido discutida no âmbito da Reforma Integrada da Rede de Cuidados Continuados – como é que se poderão prestar cuidados de saúde e sociais integrados às pessoas com demência?

António Leuschner, Médico Psiquiatra e Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental e uma das pessoas encarregues de liderar o grupo de trabalho sobre a demência, foi também um dos oradores deste encontro, falando sobre  o “Ponto de Situação da Intervenção nas Demências no Contexto Nacional”.

A Alzheimer Portugal espera que as contribuições do Diretor Executivo da Alzheimer Europe e Responsável pelos Assuntos Públicos e Relações Públicas da Associação de Alzheimer do Reino Unido influencie os decisores políticos portugueses a reconhecer a demência como uma prioridade nacional e a desenvolver um plano ou estratégia  para as demências.

Por último, uma referência para as “Dementia Friend Communities” (Comunidades amigas das pessoas com demência) e para a existência de 1,7 milhões de “amigos das pessoas com demência” no Reino Unido, tema muito bem recebido pelos participantes e pela equipa da Alzheimer Portugal, entusiasmada por trazer o projeto para o nosso país.

Fotografia: Márcia Lessa