A Alzheimer Portugal foi uma das entidades distinguidas com o Prémio BPI Fundação la Caixa Seniores 2020, com o projeto “Estreitar Laços – Modelo de Cuidados Humanizados para Pessoas com Demência”, que tem como objetivo obter a certificação internacional dos seus Centros de Dia como Centros Livres de Contenção.

Seguindo os princípios do Respeito pela Dignidade e direito à autodeterminação da Pessoa com Demência, a obtenção desta certificação internacional, visa inspirar uma mudança de paradigma de cuidados para as Pessoas com Demência, demonstrando que é possível cuidar sem recorrer a contenções físicas.
Desde o início da sua existência, a Alzheimer Portugal nunca utilizou contenções, pelo que sabemos da nossa prática diária, que é possível cuidar sem contenções e os benefícios que daí advêm para os nossos utentes de Centro de dia.
Com este projeto pretendemos alertar para um fenómeno – uso de contenções físicas e químicas – que é comum, procurando consciencializar a população em geral, os cuidadores familiares e formais para as consequências negativas do uso destas contenções para as Pessoas com Demência, bem como poder dar formação nesta área, com o intuito de se adotarem novas estratégias e um modelo de cuidados humanizados que preserve o maior bem-estar das Pessoas com Demência.

No âmbito deste projeto, as equipas dos Centros de Dia da Alzheimer Portugal (Centro de Dia Memória de Mim, Matosinhos; Centro de dia do Marquês, Pombal, Centro de dia Profº Drº Carlos Garcia, Lisboa e Centro de Dia da Casa do Alecrim, Alapraia) receberam formação com um especialista na área das Demências da Fundação Maria Wolff. A formação foi ministrada a todas as equipas de cada Centro de Dia e elementos da Direção da Alzheimer Portugal, para que a cultura de cuidados sem contenção seja uma realidade transversal e identitária da Alzheimer Portugal.

 

A Alzheimer Portugal é a primeira instituição portuguesa a conseguir esta certificação internacional.

A Confederação Espanhola de Alzheimer (CEAFA) concedeu a certificação “‘Cuidados em Demência livres de Contenções” aos quatro centros de dia da Alzheimer Portugal, após aprovação na correspondente auditoria realizada por técnicos especializados da CEAFA.

Esta certificação, conseguida através do Prémio BPI Fundação la Caixa Seniores 2020 (projeto “Estreitar Laços – Modelo de Cuidados Humanizados para Pessoas com Demência”) e promovida pela Confederação Espanhola de Alzheimer (CEAFA) em parceria com a Fundação Maria Wolff, faz parte do “Projeto de Creditação: tratamento da Demência sem contenções”, que tem como objetivo favorecer a eliminação das restrições físicas e químicas em Centros de Dia (‘Casa do Alecrim’, Alapraia; ‘Profesor Doutor Carlos García’, Lisboa; Centro de Dia ‘Do Marquês’, Pombal e ‘Memória de Mim’, Lavra).