height=  height= 


O Projeto ReSense – Memórias com Sentido(s) continua a desenvolver as suas atividades no terreno, acompanhando as pessoas com demência e os seus cuidadores, de freguesias do concelho de Almeirim e da Chamusca.

Através da sua equipa multidisciplinar, a intervenção tem sido realizada em contexto domiciliário, o que tem sido muito positivo pois tal permite atenuar constrangimentos, tais como a possibilidade de contágio por Covid-19 ou a impossibilidade das pessoas se deslocarem às nossas instalações por falta de meios de transporte. A intervenção tem sido realizada, ainda, na comunidade, em Instituições que se tornaram nossas parceiras, tal como a Santa Casa da Misericórdia da Chamusca e a de Benfica do Ribatejo. A equipa do projeto desloca-se às instalações destas instituições para realizar atividades em grupo ou individuais com as Pessoas com demência, atividades estas realizadas pela Psicóloga, Fisioterapeuta e Assistente Social do projeto. Tal sinergia entre instituições demonstra um verdadeiro espirito de trabalho em rede.

Por seu turno, segue a bom ritmo a elaboração de materiais de estimulação para as pessoas com demência. A Alzheimer Portugal juntamente com a Associação Tempos Brilhantes, após recolha das memórias e costumes dos concelhos de Almeirim e Chamusca idealizou os materiais de estimulação sensorial e cognitiva, tendo estado a testar os seus protótipos diretamente com as Pessoas com demência. Estão a ser criados diferentes tipos de “ferramentas,” através de materiais reciclados, para que possam ser usados por pessoas com demência em diferentes fases da doença, bem como, possam ser estimuladas diferentes competências, nomeadamente cognitivas, emocionais, motoras e relacionais.

O Projeto ReSense tem demonstrado a importância do apoio e intervenção com as Pessoas com demência e dos seus cuidadores em zonas mais rurais, onde existem mais dificuldades de acesso a serviços mais especializados na área das demências.

11.05.2022