
A Alzheimer Portugal encontra-se a realizar a Campanha “Todos Temos Direito” – Cuidados de Excelência para Pessoas com Demência,” com o apoio do INR – Instituto Nacional de Reabilitação.
Esta campanha tem como finalidade ser o mote para o debate e reflexão nacional sobre os Cuidados, numa dupla perspectiva: do lugar da Pessoa com Demência e de todos que necessitam de cuidados e do lugar de quem cuida.
Partimos do pressuposto de que todos temos direito a ser bem cuidados e a cuidar bem e de que a excelência nos cuidados começa no Respeito.
Algumas dimensões e práticas de cuidados serão repensadas ao longo deste projeto que se pretende constituir como um espaço de diálogo e de partilha entre todos: Pessoa com Demência, Família e Comunidade.
No âmbito do projeto foi realizada uma ação de partilha e de recolha de testemunhos sobre temas como os Cuidados, Memórias que se gostaria de guardar e Solidão Não Desejada.
Nos vídeos realizados participaram uma Pessoa com diagnóstico de Demência, um familiar e um cuidador formal que falaram do que consideram ser cuidados de excelência.
Foi, também, realizado um debate gravado em vídeo sobre o tema da Solidão Não Desejada em que pretendeu cruzar diferentes experiências profissionais/diferentes olhares.
Este debate foi moderado pelo jornalista Henrique Garcia que facilitou a conversa com o Dr. Renato Bento (ex Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém e atual Inspector do Ministério da Segurança Social) que abordou a questão da solidão com especial incidência no período da pandemia, o apresentador Eládio Clímaco e os ex-jogadores profissionais José Carlos e Rebelo que aceitaram o desafio para falarem sobre a solidão.
A presença dos ex-jogadores foi possível graças à parceria com o Sindicato dos Jogadores Profissionais, a quem a Alzheimer Portugal agradece a colaboração.
Foi um dia de enorme partilha e de convívio que demonstra que todos (independentemente da idade, experiência de vida e profissional) podemos unir esforços em prol das Pessoas com Demência e dos Cuidados que merecem.
Bem haja a todos.