No Dia Mundial do Cérebro, que se assinala anualmente a 22 de julho, a Alzheimer Portugal e a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) unem-se para realçar a importância da saúde cerebral e a necessidade de uma abordagem preventiva, sublinhando a crescente e complexa evidência da ligação entre a diabetes e o risco de declínio cognitivo e demência.

Segundo Maria do Rosário Zincke dos Reis, Presidente da Direção Nacional da Alzheimer Portugal, “a saúde do cérebro é um pilar fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida, e a prevenção assume um papel crucial.

O papel que as associações de doentes têm no aumento da literacia em saúde dos cidadãos e nas sinergias que podem criar em benefício do bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Em geral, é fundamental alertar para a importância da prevenção (e não apenas a intervenção), com a adoção de estilos de vida saudáveis e o controlo de fatores de risco que sejam modificáveis.

No que diz respeito à saúde do cérebro, importa adotar três estratégias fulcrais: manter a mente ativa através da realização de atividades intelectuais estimulantes e significativas, praticar atividade física e procurar interações sociais positivas”.

22 de julho de 2025