
Há vários anos que a Alzheimer Portugal considera as crianças e os jovens como um público-alvo determinante para aumentar a literacia em saúde na área das Demências e combater o estigma associado a esta problemática, cada vez mais relevante do ponto de vista social e de saúde pública no nosso país.
Tendo em conta o facto de um número cada vez mais significativo de famílias se confrontar com os desafios relacionados com a experiência de viver com Demência, importa também capacitar os adultos, cuidadores informais e profissionais para que saibam explicar aos mais novos o que se está a passar com os seus familiares, de um modo claro, tranquilo e adaptado a cada faixa etária.
Para o efeito, este ano, no âmbito do Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer que se assinala a 21 de setembro, a Alzheimer Portugal lança a campanha denominada “A Demência Explicada às Crianças”.
De acordo com Rosário Zincke dos Reis, Presidente da Direção Nacional da Alzheimer Portugal, o objetivo geral desta campanha é contribuir para aumentar a literacia na área das Demências, visando capacitar os adultos para ajudar os mais novos a compreenderem o modo como a doença e as suas manifestações interferem na vida dos seus entes queridos e nas dinâmicas familiares.
Com maior conhecimento seremos mais capazes de empatizar com a perspetiva das Pessoas que vivem com Demência e, consequentemente, estaremos mais perto de uma sociedade que verdadeiramente as integre, respeite e promova os seus direitos.
Para tal, é imprescindível quer a participação ativa da Pessoa com Demência, quer o envolvimento das crianças e dos jovens que são veículos privilegiados para combater o estigma e promover a inclusão.
Saiba mais sobre este tema AQUI.
setembro de 2025