Inserida num projeto financiado pelo INR – Instituto Nacional de Reabilitação, a campanha “Todos temos direito – cuidados de excelência para Pessoas com Demência,” assenta na excelência dos cuidados e pretende abordar em simultâneo as duas dimensões dos cuidados (quem recebe e quem cuida, profissionais e cuidadores).

Neste âmbito, foram criados materiais de apoio, incluindo um flyer dirigido às Pessoas com Demência e aos seus Acompanhantes, que apresenta um “passo a passo” para informar e apoiar na decisão difícil e tão delicada da eventual necessidade de institucionalização da Pessoa com Demência.

Foi, também desenvolvido o primeiro kit de cartazes em Portugal, dirigido a profissionais e instituições, concebido como ferramenta de alerta, sensibilização e formação que chama a atenção para a necessidade de mudar práticas desajustadas e desrespeitadoras dos Direitos das Pessoas, ainda enraizadas nos cuidados diários. Esta ferramenta foi construída numa perspectiva de aprendizagem positiva e contínua, de forma a tornarmos as equipas mais capacitadas para uma prestação de cuidados humanizados e de excelência.

No passado dia 19 de setembro, em Almeirim, decorreu o primeiro ciclo de capacitação da campanha “Todos Temos Direito – Cuidados de Excelência para Pessoas com Demência”.

A Alzheimer Portugal defende que a excelência começa no respeito pelos Direitos das Pessoas com Demência (especialmente o Direito a receber cuidados dignos e humanizados) e na valorização das equipas que diariamente prestam cuidados e que querem prestar cuidados humanizados.

Segundo a Presidente da Direção Nacional da Alzheimer Portugal, Rosário Zincke dos Reis, “apostamos nos cuidados de excelência e esta campanha é, em si mesmo um meio de excelência para nos aproximarmos da nossa Visão: Uma Sociedade que verdadeiramente respeite e promova os Direitos das Pessoas com Demência”. “Todos temos Direito” permite-nos disseminar boas práticas, um objetivo fundamental da Alzheimer Portugal. Tem para nós um significado especial lançarmos esta campanha no mês em que se assinala a nossa causa.”

Durante a ação de capacitação foi exibido o filme português “ Mãe” que retrata a história de uma Pessoa com Demência e da sua família, que foi o ponto de partida para um painel de debate moderado por Paula Guimarães, especialista na área e que incluiu a participação de Humberto Rubio ( com diagnóstico de Demência), de Júlia Oliveira (familiar), da médica Mariana Alves, do investigados Paulo Lourenço  e da psicóloga Sara Manique que trouxeram diferentes perspectivas para a reflexão sobre a excelência nos cuidados.

Durante a tarde decorreram duas sessões temáticas “ Todos Temos Direito a ser bem cuidados” e “ Todos Temos Direito a Cuidar Bem” que aprofundaram o equilíbrio entre os Direitos das Pessoas com Demência e a necessidade de fortalecer as equipas cuidadoras.

De referir, a parceria com a Delegação de Santarém da Fundação Inatel que permitiu a exibição do filme “Mãe” e a presença da Ordem dos Psicólogos Portugueses e da Ordem dos Assistentes Sociais na sessão de encerramento da sessão.

Serão realizadas novas ações em Aveiro, Beja, Faro, Évora, Leiria e Lisboa em parceria com os respetivos Centros Distritais da Segurança Social.

A inscrição nestas ações de sensibilização/informação é gratuita mas obrigatória AQUI.

22.09.2025