

A Alzheimer Portugal está empenhada em dar continuidade a um conjunto de serviços e atividades especificamente dirigidas para Pessoas com Demência em fase inicial, que contribuam para o seu bem-estar emocional e proporcionem a oportunidade de se expressarem e participarem socialmente.
Neste âmbito, à semelhança do que sucede com o Grupo de Trabalho da Alzheimer Europe, a Alzheimer Portugal promoveu a criação de um Grupo de Trabalho Português de Pessoas com Demência para concretizar o lema “nothing about us without us” (nada sobre nós sem nós), combater o desconhecimento e o estigma, consistindo o objetivo principal do grupo contribuir para que as atividades e projetos da Associação reflitam as prioridades e pontos de vista das Pessoas com Demência, assim como, de outras iniciativas e projetos de entidades externas desenhados para melhorar a sua qualidade de vida.
A primeira reunião do Grupo de Trabalho Português de Pessoas com Demência realizou-se em maio de 2025. Desde então, as reuniões têm sido realizadas regularmente em formato online.
A primeira reunião presencial teve lugar a 20 de março de 2026, em Lisboa. A ordem de trabalhos incluiu vários pontos-chave, nomeadamente a eleição do Presidente e do Vice-Presidente do grupo.
Atualmente, o Grupo de Trabalho é composto por quatro membros, continuando abertas as candidaturas para novos membros que desejem contribuir com a sua experiência e perspectiva.
Se está interessado/a em participar, contacte a Linha de Apoio na Demência da Alzheimer Portugal: 963 604 626 (chamada para a rede móvel nacional), e-mail: informarmais@alzheimerportugal.org.
A criação e funcionamento deste Grupo de Trabalho conta com o apoio institucional e financeiro da empresa PPD parte do grupo Thermo Fisher Scientific.
23.03.2026