

Carla Jerónimo
Presidente do Grupo de Trabalho Português de Pessoas com Demência
Eu sou a Carla Jerónimo, vivo no Algarve, mais propriamente na cidade de Portimão.
Por agora, o papel que tem o diagnóstico da demência é de ser apenas um nome, a demência é um título, mas também é um desafio diário.
Com a Associação Alzheimer Portugal desde o primeiro Café Memória tudo mudou na minha vida. A integração no projeto de grupo “Um de nós” da Alzheimer Portugal, que tinha o objetivo de dar voz às pessoas com demência, faz parte da minha história de vida. Sinto-me realizada num grupo tão humano.
Integrei-me neste Grupo de Trabalho Português de Pessoas com Demência para dar voz na primeira pessoa, poder contribuir para o amanhã com a empatia e gratidão pelas pessoas.
Gostaria que as pessoas soubessem que na demência o cérebro ficando afetado, a capacidade de fazer e focar é difícil. Mas isto não nos define, só vai definir quando pararmos. No meio do caos, depende de nós próprios o seguir. Enquanto poder fazer com as minhas mãos, continuarei. Perante o futuro, acredito que vou continuar a transformação em todos os projetos que estou inserida.

Patrícia Béraud
Vice-Presidente do Grupo de Trabalho Português de Pessoas com Demência
Licenciada em Gestão, trabalhei sempre nessa área, e fui muito feliz na minha atividade profissional.
Decidi deixar de trabalhar em finais de 2025, e desfrutar!

Luzia Rosa Filipe
Tenho 82 anos e moro em Loures. Participo no Grupo de Trabalho Português de Pessoas com Demência da Alzheimer Portugal há cerca de 1 ano o que me dá prazer porque me permite aprender novas coisas e interagir com os meus pares.
Trabalhei a maior parte da minha vida profissional como enfermeira no Hospital de St. Maria em Lisboa e agora estou reformada e aproveito para participar na Universidade Sénior de Loures e passar o máximo de tempo com os meus 4 netos.

Maria de Fátima Félix
Maria de Fátima da Cunha Luís Félix, nasceu a 13-05-1953, na cidade da Horta, nos Açores. Formou-se na Escola do Magistério Primário e exerceu funções ao longo de 52 anos como docente do 1º ciclo. Exerceu funções de Diretora de Turma, Diretora de Escola e Coordenadora de Departamento. Integrou na ilha do Faial os projetos da Educação Permanente e de Expressão Plástica como Coordenadora.
O voluntariado ocupou os seus tempos livres, como catequista; como Coordenadora na ilha do Faial da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Foi voluntária ao nível da alfabetização no Estabelecimento Prisional da Horta. Integra o projeto
Dress a Girl Around the Word – Portugal e faz parte do Grupo de Trabalho Português de Pessoas com Demência da Alzheimer Portugal.