

O projeto “Marcar o Lugar – Encontros no Museu”, promovido pela Alzheimer Portugal em parceria com instituições culturais, inicia uma nova etapa, alargando pela primeira vez a sua presença a outras regiões do país, no âmbito do apoio do Prémio Fidelidade Comunidade. Depois das experiências desenvolvidas desde 2021 em museus da região de Lisboa, o programa chega agora a Setúbal, Portimão, Évora e Campo Maior.
Dirigido a pessoas que vivem com demência e aos seus cuidadores, o programa propõe seis encontros em museus e espaços culturais, onde as obras, as coleções e o património são pontos de partida para descobrir, conversar, partilhar experiências e criar em conjunto.
O Marcar o Lugar parte do reconhecimento de que as Pessoas que vivem com Demência continuam a ter um lugar ativo na vida cultural, com interesses, opiniões e experiências que importa reconhecer e valorizar.
Esta nova etapa permite também alargar a rede de museus envolvidos no projeto, promovendo práticas culturais mais acessíveis e participativas.
A participação é gratuita e não são necessários conhecimentos prévios de arte ou a frequência habitual de museus.
Locais e datas dos novos programas:
Setúbal – Museu do Trabalho Michel Giacometti: de 12 de outubro a 16 de novembro, das 10h30 às 12h30.
Portimão – Museu de Portimão: de 19 de outubro a 23 de novembro, das 14h30 às 16h30.
Évora – Fundação Eugénio de Almeida: de 6 de novembro a 11 de dezembro, das 14h00 às 16h.
Campo Maior – Museu Aberto: data de início a confirmar.
Para mais informações e inscrições, contacte:
filipa.aniceto@alzheimerportugal.org ou marta.carvalho@alzheimerportugal.org
14.10.2026