
A Alzheimer Portugal e o Museu do Traje desenvolveram uma parceria com o objetivo de proporcionar um conjunto de atividades neste Museu para os utentes do Centro de Dia e Centro Terapêutico de Lisboa.
Este projeto vai ao encontro daquele que é um dos principais objetivos da Alzheimer Portugal: promover a participação ativa das pessoas com Demência na vida da comunidade.
O projeto terá início a 1 de Outubro, começando com uma atividade intitulada «1850|Um sarau romântico», onde os participantes farão a observação do Traje Romântico feminino (a silhueta ampulheta), a experimentação do espartilho e da crinolina. Será também dado um especial destaque ao papel desempenhado pelo leque naquela época. No final, todos os participantes dançarão uma valsa de Strauss.
A segunda sessão terá como título «1950|Desenhar o traje», onde os participantes poderão recordar a moda Moda New Look, desenhar esta nova silhueta ampulheta, eelembrar os acessórios usados na altura, como o lenço de cabeça, o chapéu, os sapatos, etc. No final, todos poderão ouvir um rock and roll de Elvis Presley.
Na terceira sessão, «A Moda em Portugal antes e depois da Revolução do 25 de Abril de 1974» os participantes farão uma consulta na Biblioteca de números da revista Modas & Bordados (1970-1977) e os respectivos moldes.
Na quarta sessão, «Há vida no parque!…», os utentes farão uma visita à fauna e à flora do Parque Botânico do Monteiro-Mor.
Por último, na quinta sessão planeada, «Desenhar no parque: o traço no registo de memórias», os utentes terão a oportunidade de desenhar, registando deste modo as suas memórias.