
Entre outros assuntos, esta reunião destinou-se a aprovar o Plano de Ação e o Orçamento para 2015.
2015 corresponde ao último ano do Plano Estratégico definido e aprovado em Assembleia Geral da Alzheimer Europe para os anos de 2011 a 2015. Este Plano contém quatro objetivos fundamentais: Transformar a Demência numa Prioridade Europeia, Apoiar as Políticas em Factos, Basear as Ações em Princípios Éticos e Construir uma Organização Mais Forte.
É mais uma vez de destacar o crescente número de projetos europeus em que a Alzheimer Europe está envolvida bem como o reconhecimento, cada vez maior, que tem vindo a merecer das instâncias europeias e de organizações promotoras do envelhecimento activo e dos direitos das pessoas (European Innovation Partnership for Active and Healthy Ageing, nomeadamente), ou dedicadas à investigação.
Com uma participação que consiste fundamentalmente no aconselhamento sobre questões éticas e na disseminação de resultados, aos projetos PharmaCog1, NILVAD2, EMIF3, AETIONOMY4, PACE5, AFE-INNOVNET6, PredictND7, JPND8 e ALCOVE9 juntam-se agora os seguintes novos projectos: EPAD10 ; IMI-EPOC-AD11 e MIAMI-MD12 .
De um modo geral, trata-se de projetos que apostam em novas tecnologias ao serviço da investigação, principalmente em momentos pré-clínicos e também na partilha de dados entre vários centros de investigação europeus.
Notas:
1 «Prediction of cognitive properties of new drug candidates for neurodegenerative diseases in early clinical development».
2 https://www.nilvad.eu/the-group/consortium/
3 «European Medical Information Framework» – é um projecto de 5 anos cujo objectivo é desenvolver uma base de dados de informação comum, a nível dos doentes, com enfoque inicial na doença de Alzheimer e na Obesidade. O tópico doença de Alzheimer, conhecido como EMIF-AD, tem como objectivo descobrir e validar biomarcadores da instalação da doença de Alzheimer em fases pré-clínica e prodromal e também durante a evolução da doença. Isto vai ajudar a identificar indivíduos com alto risco de contrair a doença e irá facilitar o desenvolvimento de medicamentos e a desenhar ensaios clínicos.
O projecto pretende agilizar o acesso a fontes de dados já existentes, facilitar a criação de ligações entre fontes e recolher informação adicional onde seja necessária. Para alcançar este objectivo, os parceiros do projecto trabalharão em 15 grupos sobre as seguintes questões: padrões de dados, interoperabilidade, privacidade dos dados e questões éticas e jurídicas. Colaboram ainda para desenvolver o «tranSMART», uma plataforma de TI que permite o acesso a múltiplas fontes de dados.
4 «Organizing Knowledge about Neurodegenerative Diseases for the Importance of Drug Developement and Personalised Therapy».
5 â??Palliative Care Evaluation».
6 «Innovation for Age-Friendly Environments in the European Union».
7 «From patient data to clinical diagnosis in neurodegenerative diseases».
8 «Joint Programme on Neurodegenerative Diseases Research».
9 «Alzheimer Coperative Valuation in Europe».
10 European Prevention of Alzheimer’s Dementia consortium
11 European Platform for Proof of Concept for Prevention in Alzheimer’s Disease
12 (Medical Intelligence for Assistive Management Interface – Mild Dementia)