
Conforme anunciou a Ministra da Saúde deste país, Lydia Mutsch, a demência será uma prioridade desta Presidência. Há que promover uma abordagem compreensiva que permita, não só bons critérios de diagnóstico atempado, mas também apostar em programas multidimensionais no pós diagnóstico: aconselhamento sobre questões sociais e de saúde, informação geral sobre a doença, questões relacionadas com o estilo de vida, assuntos familiares, financeiros e jurídicos.
A mesma Ministra assegurou que será dada continuidade aos programas em curso com repercussões na demência, mormente no que toca à investigação, e que tudo será tratado tendo em conta o enquadramento global e as recomendações que saíram da Conferência Interministerial promovida pela OMS em Março passado na cidade de Genebra.
A Presidência seguinte será a Holandesa sendo que já há o compromisso do seu Governo para manter a demência como uma prioridade.
Esperamos que estas duas Presidências sejam eficazes no sentido de sensibilizar os governos nacionais que ainda não têm um Plano ou Estratégia para as Demências, como é o caso de Portugal.