
A cerimónia de abertura contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior e com o Presidente da Alzheimer Portugal, tendo ainda estado presente, por parte da Direção da Associação, a Dra. Manuela Morais.
Houve tempo para apresentar a Alzheimer Portugal, referir os seus valores e princípios, a sua estratégia e as suas actividades, bem como para conhecer o trabalho já realizado pelo recém-criado Gabinete Alzheimer Maior e aquilo que se propõe realizar num futuro próximo.
As técnicas responsáveis – Ana Catarina Inácio e Rosália Guerra – deixaram patente o seu entusiasmo, a capacidade e a vontade de concretizarem diversos projectos muito interessantes e de enorme utilidade para a população campomaiorense e de outras localidades próximas, como Elvas e Arronches.
Muitas pessoas, desde cuidadores e técnicos a responsáveis políticos locais, representantes da GNR, os quais têm representado um papel fundamental na detecção de situações de isolamento nos montes alentejanos, sem esquecer o cidadão comum interessado por esta problemática, marcaram presença no evento.
Procedeu-se ainda à abertura da exposição de fotografia – Olhares sobre a demência – com imagens muito elucidativas de diversas percepções da demência e das pessoas por ela afectadas.
O Gabinete surge ao abrigo de protocolo celebrado a 15 de Novembro de 2013 entre a Alzheimer Portugal e a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, o qual estabelece as condições de colaboração entre as duas instituições tendo em vista a prossecução dos seus objectivos comuns.
O Gabinete Alzheimer.m@ior, situado no Largo Dr. Alberto Santos em Campo Maior, funciona, com atendimento, presencial, por telefone (268680200 / 961315534) ou por email (alzheimer.maior@scmcm.pt), de 2ª a 6ª feira das 9 às 12.30 e das 14 às 17.
O movimento Alzheimer em Portugal está mais rico. A rede de apoios está a crescer e chega cada vez mais próximo de quem precisa – as Pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores.
Ficamos na expectativa das próximas iniciativas do Gabinete Alzheimer Maior!