No passado dia 15 de Setembro, Manuela Schwesig, Ministra Federal dos Assuntos da Família, dos Cidadãos Senior, Mulheres e Juventude, e Hermann Gröhe, Ministro Federal da Saúde, assinaram, em conjunto, a agenda da «Aliança das Pessoas com Demência» (“Allianz für Menschen mit Demenz”). Ficou lançada a primeira pedra para a construção de uma estratégia nacional para a demência!

Para este passo fundamental em muito contribuiu o trabalho persistente da Associação Alzheimer Alemã (Deutsche Alzheimer Gesellschaft) que desde há muito reclama um plano nacional para as demências ou, pelo menos, um grupo de trabalho que reúna os vários ministérios.
Terá também sido fundamental a campanha que, desde a assinatura da Declaração de Paris em 2006, a Alzheimer Europe tem desenvolvido junto das instâncias europeias.

O primeiro tópico desta Declaração, que contém as prioridades políticas do movimento europeu sobre as demências, é o apelo aos governos nacionais para que reconheçam a doença de Alzheimer como um grande desafio de saúde pública e para que desenvolvam programas de acção nacionais.

Ao longo dos anos, a União Europeia tem desenvolvido diversas atividades direcionadas para os desafios da demência.

A nível nacional, alguns países já transformaram a demência numa prioridade nacional, criando planos específicos ou, pelo menos identificando a necessidade de os criar.

Quanto a Portugal, apesar de no mapa em baixo vir referido como país em que o governo está comprometido com o propósito de desenvolver uma estratégia nacional, a verdade é que os diversos sinais que, esporadicamente, têm surgido no sentido de se criarem medidas de apoio às pessoas com demência através de um Plano ou de uma Estratégia, ainda não se traduziram em algo de concreto que faça diferença na vida das pessoas.

Esperamos que esta notícia vinda da Alemanha possa inspirar os decisores políticos nacionais.

Por parte da Alzheimer Portugal, continuaremos a alertar para a urgência de se criarem medidas concertadas tendentes ao apoio e à defesa dos direitos das pessoas com demência e dos seus cuidadores.