Neste almoço, estiveram presentes os membros da direção da Alzheimer Europe, representantes de associações nacionais, representantes da indústria farmacêutica e alguns deputados europeus.

Este evento foi dedicado à Innovative Medicines Initiative (IMI).
Esta Iniciativa é a maior parceria público-privada – projeto conjunto da União Europeia e da Federação Europeia da Indústria Farmacêutica e Associações (EFPIA) – que visa melhorar o processo de desenvolvimento do medicamento, apoiando a descoberta e desenvolvimento mais eficiente de medicamentos melhores e mais seguros para as pessoas doentes.

Com um orçamento de €2 milhões de euros, a IMI apoia projetos de investigação colaborativa e cria redes de especialistas da indústria e académicos, na Europa, que irão impulsionar a inovação na saúde.

Em Julho de 2013, a Comissão Europeia lançou a sua proposta para a Innovative Medicines Initiative 2 (IMI 2), cujo objetivo é desenvolver vacinas, medicamentos e tratamentos da próxima geração, tais como novos medicamentos.

Michael Goldman, Diretor Executivo da IMI, explicou que a IMI 2, tal como já aconteceu com a IMI 1, irá prover os europeus, incluindo o crescente número de pessoas mais velhas, com medicamentos e terapias mas eficientes e eficazes.

Em especial, a IMI 2 visa proporcionar:

  • Melhor sucesso, em 30%, nos ensaios clínicos em medicamentos prioritários, identificados pela OMS;
  • Prova de conceito em doenças imunológicas, respiratórias, neurológicas e neurodegenerativas, em cinco anos;
  • Novos marcadores de diagnóstico aprovados para quatro dessas doenças e pelo menos dois novos medicamentos que tanto podem ser novos antibióticos como novas terapias para a doença de Alzheimer