O mês de Abril tem sido marcado por concretizações muito importantes no sentido do desenvolvimento de respostas de proximidade, trabalho em parceria com entidades dos setores público, social e privado e promoção do voluntariado.

No dia 6 realizou-se o 1º encontro do Café Memória, na Portugália do Colombo, em Lisboa. No dia 20, realizou-se o 2º encontro do Café Memória, na Portugália do CascaiShopping.

No dia 22 abriu ao público o 1º gabinete Cuidar Melhor em Cascais.

O Projeto Cuidar Melhor resulta da conjugação de vontades de um leque de parceiros de referência – Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Montepio, Associação Alzheimer Portugal e Instituto de Ciências da Saúde UCP – aos quais se associaram a empresa Sonae Sierra e os Municípios de Cascais, Oeiras e Sintra.

Este projeto tem como principais objetivos:

1. Elaborar um diagnóstico atualizado do número de pessoas com Demência em cada um dos concelhos;

2. Sensibilizar a população dos concelhos abrangidos para as questões relacionadas com a Demência;

3. Criar gabinetes técnicos pluridisciplinares e de âmbito concelhio, de apoio a cuidadores e familiares de pessoas com Demência;

4. Formar novos quadros na área específica da Demência;

5. Adaptar e desenvolver o conceito Memory Café em Portugal e criar Cafés Memória.

Os gabinetes Cuidar Melhor consistem numa resposta pluridisciplinar, personalizada e de proximidade vocacionada para prestar informações e apoio técnico, de modo a melhorar, desdramatizar e valorizar o ato de cuidar.

Destinam-se às pessoas com Demência e a todos aqueles que direta ou indiretamente convivem com elas, isto é, aos seus cuidadores, familiares e amigos e ainda aos profissionais que lhes prestam cuidados. Encontram-se igualmente ao dispor das instituições sediadas nos municípios e da população em geral.

A atividade dos Gabinetes Cuidar Melhor é desenvolvida por técnicos de diversas áreas e com formação específica, disponíveis para atenderem os utentes através do telefone, por e-mail ou presencialmente.

Os Gabinetes prestam informação sobre as diversas questões relacionadas com a Demência, tais como, causas, sinais de alerta, diagnóstico e intervenção e fazem encaminhamento para as respostas existentes na comunidade.

O Café Memória, uma das vertentes do Cuidar Melhor, têm por missão proporcionar a partilha de experiências, apoio emocional e informação a pessoas com problemas de memória, Demência e respetivos cuidadores, em sessões estruturadas, não clínicas, num espaço informal e ambiente protegido do estigma social, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e redução do isolamento social.

Os «Cafés Memória» estão ainda empenhados em sensibilizar a comunidade para a problemática das Demências e envolvê-la na prossecução dos seus objetivos, nomeadamente, através da prática de voluntariado.

Neste momento já 11 voluntários receberam formação e participaram nas duas primeiras sessões do Café Memória. Mais 25 voluntários estão já inscritos para receber formação e começar a colaborar com o Café Memória.

Muito em breve, abrirão os gabinetes Cuidar Melhor de Oeiras e de Sintra.

Nos primeiros sábados de cada mês haverá encontros «Café Memória» na Portugália do Colombo. Nos terceiros sábados de cada mês haverá encontros «Café Memória» na Portugália do CascaiShopping.

A Alzheimer Portugal e os parceiros que se uniram a esta causa, reforçam desta forma, muito significativamente, o seu contributo para uma sociedade que integre as pessoas com demência e os seus cuidadores, no respeito dos seus direitos e na promoção da sua autonomia.